Promoção Social incentiva curso de capacitação para jovens

21/04/2005 11:44:34 - Jornalista: Eduardo Lemos

O secretário de Promoção Social de Macaé, Waldeci Brandão, participou de reunião no Forte Marechal Hermes, na Imbetiba, nesta quarta-feira (20/4) onde foi apresentado o Programa Rio Criança Cidadã que prepara jovens adolescentes carentes, de 14 a 17 anos, para o mercado de trabalho.

O Programa Rio Criança Cidadã foi criado há 13 anos pela Ong Associação Beneficente Rio Criança Cidadã (ABRCC), em parceria com o Exército, o estado do Rio de Janeiro, o município e a Igreja Católica. O programa atende 860 adolescentes em todo o estado do Rio. Em Macaé, o Programa encontra-se em funcionamento com 13 jovens, mas dispõem de capacidade para até 40 alunos, no horário da manhã e da tarde.

Os alunos dispõem de cursos de carpintaria, silk screen, informática, panificação, mecânica de automóveis, trabalho administrativo (almoxarife) e organização de alimentação em hotelaria. Vários jovens que participaram do Programa Rio Criança Cidadã, em Macaé, já ingressaram no mercado de trabalho. A Faculdade de Filosofia de Macaé (Fafima), a Automac, a Fiat, a Bela Casa Decorações já empregam jovens vindos do Programa.

Waldeci Brandão informou durante a reunião que é prioridade do governo Riverton Mussi manter parcerias que priorizem a inclusão social, qualificando os jovens do município. O secretário explicou que o Programa Rio Criança Cidadã foi implantado em Macaé, no governo do ex-prefeito Silvio Lopes, em parceria com o Comando Militar do Leste, instalando-se no Forte Marechal Hermes.

- Hoje foi apresentado um diagnóstico do projeto, o trabalho educacional e profissional desenvolvido, e as metas alcançadas. O prefeito Riverton Mussi tem ressaltado sua preocupação em promover o bem estar e a inclusão social dos jovens no mercado de trabalho para que eles possam exercer plenamente a sua cidadania - disse o secretário acrescentando que com a introdução da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) em 1993 a questão social passou a ser dever do estado e um direito do cidadão. Segundo o secretário, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, sugeriu que os novos uniformes que serão fornecidos pela prefeitura tenham as iniciais trocadas para PMCC: Programa Macaé Criança Cidadã.

O coordenador geral do Programa e gestor da Ong ABRCC, Coronel Alfredo Seixas, explicou que o programa atende 700 jovens na cidade do Rio de Janeiro, e o restante em cinco municípios. A prefeitura de Macaé participa do programa fornecendo uniformes, material esportivo, alimentação e professores. O Exército fornece o local e gerencia o programa através do comandante da unidade, e a Igreja, catequisa os jovens. “O objetivo do Programa é a conquista da cidadania pela educação integral. Todos os alunos estão matriculados na rede pública de ensino. Eles têm apoio pedagógico, com reforço escolar, esporte, cultura, lazer e são iniciados em diversas atividades”, ressalta o Coronel.

O capitão Osório comandante do Forte Marechal Hermes lembrou que a prefeitura de Macaé sempre incentivou o projeto através das secretarias de Promoção Social e de Educação, e que é uma tradição do município apoiar os jovens macaenses.

Os jovens interessados em participar do Programa Rio Criança Cidadã devem ter entre 14 a 17 anos, estarem matriculados na rede pública de ensino, e a família deve ter renda mensal de até três salários mínimos. A secretaria de Promoção Social funciona na rua Guilherme Taboada, 58, Centro.