Pronasci: projeto Mulheres da Paz já começou nos bairros Malvinas e Botafogo

16/01/2009 15:27:53 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

A vice-prefeita Marilena Garcia recebe a comitiva do projeto "Mulheres da Paz"

Os projetos “Mulheres da Paz”, “Jovens em Ação” e “Espaços Urbanos e Seguros”, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e do Rio Cultura de Paz, já estão sendo desenvolvidos nos bairros Malvinas e Botafogo, em Macaé. A implantação dos três projetos é fruto da união entre os governos municipal, estadual e federal, implantada no governo Riverton Mussi. As 140 mulheres da paz estão atuando e vão receber uma ajuda de R$ 190 mensais do Governo Federal a partir deste mês.

A vice-prefeita Marilena Garcia recebeu nesta sexta-feira (16) em seu gabinete, a visita de um dos coordenadores do Pronasci no Estado do Rio de Janeiro, Mahatma Lopes, e do coordenador em Macaé, Swami Lopes. Eles anunciaram o início das matrículas dos 150 jovens moradores da Malvinas e Botafogo, selecionados para fazerem os cursos de Turismo e Administração no Senac a partir do dia nove de fevereiro.

As matrículas estão sendo feitas no Ciep da Aroeira. Os jovens vão receber uma ajuda de custo do governo federal no valor de R$ 100 mensais. Segundo Mahatma Lopes, entre os dias 7 e 9 deste mês foram feitas 439 inscrições no Ciep da Aroeira, de jovens na faixa etária entre 15 e 29 anos, moradores da Malvinas e Botafogo, que tiveram cinco opções de cursos para escolha no ato da inscrição.

- A maioria preferiu Administração e Turismo. Jovens pela Paz é o projeto Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo). Esta é uma parceria da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Prefeitura Municipal de Macaé e Pronasci, explicou.

Sobre o projeto Mulheres da Paz, a agente Sheila Ramos disse que foi publicado um edital em novembro e 590 mulheres se inscreveram no processo seletivo realizado no Colégio Estadual Senhor dos Passos. "As 140 selecionadas, estão atuando durante oito horas semanais nas comunidades, interagindo com os jovens".

A vice-prefeita explica que as mulheres da paz são as conselheiras de sua comunidade, que tem a missão de encaminhar os jovens para os cursos de formação profissional e para as atividades culturais e esportivas do projeto, desenvolvidas pela equipe especializada.

- O assessor do ministro da justiça, Zaqueu Tavares, anunciou que Macaé iria ser incorporada ao Pronasci em uma das reuniões do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), na sede da Petrobras em novembro de 2007, e dias depois Riverton assinou no Rio de Janeiro o protocolo com o ministro Tarso Genro. Hoje estamos sendo contemplados com esses projetos, lembrou Marilena Garcia.

Espaços Urbanos Seguros (Peus) – A seleção para os 10 jovens que vão fazer o curso no Senac, de técnicas na construção civil foram feitas no mesmo período das inscrições para o projeto Jovens pela Paz. De acordo com Mahatma, a empresa que ganhar a licitação das obras realizadas pelo governo do estado na Malvinas e no Botafogo terá que contratar esses 10 jovens formados neste projeto.

Audio

Entrevistado: Secretária de Educação Marilena Garcia
Reporter: Carlos Alberto Ticalo