Pronto Socorro do Aeroporto realiza evento pelo mês das mulheres

18/03/2024 16:53:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Bruno Campos

As atividades ocorreram na manhã desta segunda-feira

“Minha avó tem 62 anos e nunca fez preventivo”, disse Monica Ribeiro da Silva, 35 anos, durante evento do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, no Pronto Socorro do Aeroporto, na manhã desta segunda-feira (18), dedicado às pacientes do espaço, profissionais e público em geral. O objetivo foi levar as mulheres a refletirem sobre a prioridade do cuidado com a saúde em todas as idades e informar que a rede pública municipal de Saúde oferece várias especialidades médicas específicas para a mulher. Somente o PS Aeroporto atende 1.500 mulheres por mês. A programação fez parte de homenagem ao mês das mulheres celebrando o Dia Internacional da Mulher que é 8 de março.

A diretora administrativa da unidade, Flávia Renata, disse que a agenda para marcação de consultas da Saúde da Mulher fica aberta o ano inteiro na Recepção do pronto socorro com atendimento gratuito de ginecologia, obstetrícia, enfermagem, mastologia, psiquiatria e outros dedicados, especialmente, à saúde da mulher. “A mulher tem muitas atribuições o tempo todo, porém, o mais importante é o cuidado consigo mesma porque sem saúde nada pode fazer”, observou o enfermeiro Hugo Maia, que palestrou sobre “Saúde da Mulher” no evento.

Responsável pela Sala da Vacina no PS Aeroporto, a enfermeira Maria Luiza Araújo alertou sobre a importância de as mulheres manterem atualizado o cartão vacinal. “A vacina é aliada na prevenção de doenças e também para que não se manifestem de forma grave”, alertou. Segundo ela, uma das vacinas é contra o HPV, de 9 a 14 anos, que protege contra quatro subtipos da doença, sendo dois responsáveis pelo câncer do colo do útero.

Também houve palestra sobre “Cuidado Farmacêutico”, com Raíssa Fraga. O evento começou às 9h e as mulheres que compareceram também foram recebidas com café da manhã; alongamento; aferição de pressão arterial e glicose; e receberam informações sobre Dengue, Zika e Chikungunya. Rosane Batista Gomes, 52 anos, aproveitou para marcar o seu preventivo durante o evento. “Vim para as atividades e já saí com a minha consulta agendada”, afirmou.


Fotos Relacionadas