Prossegue a drenagem das águas pluviais no Novo Cavaleiros

06/10/2009 16:51:03 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Objetivo é eliminar o problema de alagamentos no bairro

Depois da retirada de parte dos trilhos autorizada pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA), no trecho situado em frente ao Terminal Lagoa, e da derrubada de um galpão para passagem das galerias pluviais, prosseguem as obras de drenagem do bairro Novo Cavaleiros. Esta semana, a empresa responsável pelas obras, a Contagem Construção e Serviços, começou a trabalhar nessa área para passar as galerias pré-moldadas e retangulares, que vão se unir às galerias já instaladas dentro do bairro, na Rua Netuno, dando mais um passo para a conclusão das obras para acabar com os alagamentos no bairro.

Com essa ligação, a prefeitura avança na instalação da galeria de drenagem principal do bairro, para começar a instalar galerias secundárias em todas as ruas, concluindo as obras de drenagem do Novo Cavaleiros para que a localidade fique, definitivamente, livre dos alagamentos.

As obras no bairro foram orçadas em R$ 29 milhões e envolvem intervenções em um 1,6 milhão de metros quadrados de área dentro da localidade. A expectativa é que as ações de drenagem do bairro estejam concluídas no início do próximo ano. As ações são fiscalizadas pela Secretaria de Obras Públicas (Semop). A meta é chegar à vazão de dez mil litros de água pluvial por segundo com o término dos serviços.

As ações no Novo Cavaleiros também estão incluídas no Programa Água Limpa, de macrodrenagem e expansão do saneamento básico de Macaé. Segundo explicou o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, o Novo Cavaleiros é uma grande bacia receptora de águas, recebendo a captação da água do São Marcos, Vale Encantado e de toda a bacia do entorno, que totaliza 143 hectares, ou um 1,4 milhão de metros quadrados.

- Por isso, a comunidade vivenciava constantes alagamentos em ocasiões de chuvas mais fortes na cidade. Como as manilhas antigas não suportavam mais a vazão de água, a solução encontrada pela prefeitura para acabar com esse problema foi aumentar a vazão das águas pluviais, instalando manilhas retangulares de diversos diâmetros em todo o bairro, da parte alta à parte baixa. Estamos construindo novas galerias de águas pluviais para acabar com os alagamentos no bairro, colocou o secretário Tadeu.

Toda a água recolhida no Novo Cavaleiros será direcionada para o canal que corta o bairro e seguirá para a estação elevatória construída no canteiro central da Rodovia Amaral Peixoto e, da elevatória, para a Lagoa de Imboassica, ponto de vazão natural do bairro.