Prossegue por tempo indeterminado combate ao caramujo africano

15/06/2009 16:11:37 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Robson Maia

O caramujo africano já é considerado uma praga em quase todo o país

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semmaurb) intensificou nesta segunda-feira (15) o combate e a captura ao caramujo africano em toda a área urbana e rural da cidade. Bairros como Nova Holanda, Nova Esperança e Botafogo já foram atendidos, onde os técnicos e agentes ambientais retiraram mais 50 quilos do molusco, principalmente das áreas com alagamentos e lixo. No Frade foram coletados sete quilos. O caramujo africano já é considerado uma praga em quase todo o país.

Segundo o secretário Maxwell Vaz, o combate às pragas urbanas tem sido feito ininterruptamente nas vias públicas, como praças e terrenos baldios. Ele alerta que a ação da comunidade é muito importante no controle do molusco, já que meta é eliminá-lo do ecossistema.

- Sempre que nossa equipe é chamada para capturar o caramujo, ela orienta a população a contribuir com a coleta, usando luvas ou sacos plásticos. É que depois da coleta, os moluscos devem ser colocados em outro saco com sal e recolhidos. Mas é preciso ficar atento porque para capturar o caramujo a pessoa tem que proteger suas mãos com um saco plástico ou luvas, pegar o molusco e o colocá-lo em outro saco plástico, jogando em seguida sal fino em cima dele para desidratá-lo, em seguida fechar o saco, ensinou, acrescentando que só depois é que o molusco deve ser encaminhado para local apropriado.

Caramujo na Serra – O trabalho de coleta intensiva e monitoramento de toda serra macaense vai atingir quase todos os distritos da região. Na última semana, os agentes ambientais estiveram em Córrego do Ouro, Trapiche e Frade.

De acordo com a técnica Carmen Daumas o combate a vetores no distrito do Frade foi solicitado por funcionários da secretaria do Interior, preocupados com a infestação do caramujo africano no cemitério dessa localidade. “Ao chegarmos ao local observamos que a infestação não tinha grandes proporções, assim, foram coletados aproximadamente sete quilos de caramujo africano no cemitério e proximidades do Frade”, analisou Daumas.

Ela informou que embora ainda tenha alguma infestação na área rural, a equipe está conseguindo um controle e que o trabalho de combate, com coleta e palestras será realizado duas vezes por semana nos distritos. “No Frade, aproveitamos para conversar com o presidente da associação dos moradores e já marcamos um trabalho conjunto de educação ambiental”, comentou Carmen.