Prosseguem ações da prefeitura na Nova Holanda

23/11/2009 12:14:49 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Robson Maia

Trabalhos incluem saneamento, drenagem e pavimentação

A prefeitura de Macaé continua atuando na localidade de Nova Holanda, com ações de infraestrutura urbana para trazer melhorias na qualidade de vida dos moradores. As obras na localidade incluem instalação da rede de drenagem de águas pluviais, da rede de esgoto, pavimentação das ruas, revisão em toda a rede de água potável e, ainda, obras complementares. A prefeitura investe na Nova Holanda, com recursos próprios, R$ 35.444.130,68, com o objetivo de acabar com alagamentos no bairro e garantir o saneamento básico da localidade.

Nesta semana, está sendo concluída a instalação da rede tronco de esgoto na Rua 1, que margeia o canal Macaé/Campos, que corta a localidade. Em outra frente de obra, são instaladas as redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto na Rua 8, considerada uma das mais críticas do bairro em termos de alagamentos. As obras nessa rua, segundo o engenheiro Marcus Vinícius, da Construsan, empresa responsável pelas obras no bairro, devem levar cerca de 15 dias. Também são efetuadas correções na pavimentação de algumas ruas, para melhorar o acesso às mesmas, até que o bairro comece a receber a nova pavimentação, depois de concluídas as obras de instalação das redes de drenagem e esgotamento sanitário.

O bairro já recebeu mais de 800 metros de rede de águas pluviais e 200 metros da rede tronco de esgoto, que vai subir pela Aurélio Cristiano da Silva, rua principal da localidade, até a elevatória que será construída na esquina com a Rua 5. Quando a rede tronco estiver concluída, vai se unir à rede secundária que já começa a ser instalada. .

Em relação aos alagamentos na localidade, de acordo com a Construsan, eles ainda continuam ocorrendo, já que as obras ainda não estão prontas, mas a logística da prefeitura colocando bombas de sucção possantes em pontos estratégicos têm minimizado o problema, fazendo com que as águas escoem com maior rapidez em direção ao canal.

As obras são fiscalizadas pela secretaria de Obras Públicas (Semop). O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, ressalta a importância do uso das bombas de sucção para ajudar no escoamento do bairro depois das chuvas.

- Em dias de chuva, as bombas de sucção agilizam o escoamento das águas das ruas. As obras no bairro continuam em ritmo normal. As intervenções são importantes para trazer aos moradores da Nova Holanda melhor qualidade de vida. Lembramos que a Nova Holanda é mais uma localidade da periferia da cidade a receber obras de infraestrutura urbana, diz Tadeu.

Serão instalados no bairro 3,6 mil metros de rede de água pluvial e 5,5 mil metros quadrados de área pavimentada. O esgoto do bairro será direcionado à futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), cuja construção será iniciada pela prefeitura.

As intervenções da prefeitura no Nova Holanda têm prazo de conclusão de dois anos. As obras estão incluídas no Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico de Macaé, que é um projeto prioritário para o governo do prefeito Riverton Mussi.