Prosseguem obras de infra-estrutura no São Marcos

19/07/2007 15:08:35 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Investindo em obras de infra-estrutura no bairro São Marcos, situado na zona sul da cidade, próximo à Lagoa de Imboassica, a prefeitura de Macaé, através da secretaria Executiva de Obras (Semob), já concluiu a instalação da rede de escoamento de águas pluviais e realiza a abertura de rua, ligando a parte alta do São Marcos, onde existem vários condomínios, à parte baixa, que tem saída em direção à Rodovia Amaral Peixoto.

A rua com oito metros de largura e 600 metros de extensão, desce da parte alta do São Marcos e vai contornar a praça que será construída pela prefeitura na área. Já compactada, a nova via já recebeu os meios-fios e receberá calçamento com paralelepípedos.

Para o escoamento do esgoto da região, além da rede a ser instalada, será construída uma elevatória com filtro anaeróbico que vai bombear o esgoto para um ponto mais alto localizado no bairro e, posteriormente, para a ETE do Mutum, cuja construção será iniciada ainda este semestre pela prefeitura.

Enquanto as obras da abertura da rua prosseguem, uma máquina da prefeitura está efetuando a limpeza do canal de drenagem que passa na localidade. Segundo informou o secretário executivo de Obras, Tadeu Campos, na área existe um pequeno banhado que é uma lagoa natural, de nascente, e que vai ser preservada, com limpeza e alargamento da lâmina d’água.

– A lagoa, situada na parte baixa – Baixio do São Marcos – apesar de pequena, está viva e com peixes. Vamos limpar esse manancial e seu entorno, para preservação desse banhado – disse o secretário Tadeu Campos, informando que, após a conclusão das obras de infra-estrutura, a prefeitura construirá na área localizada no centro do terreno, uma praça urbanizada, aproveitando espaço com mata localizado na parte baixa, com área de lazer, quadra de esporte e campo de futebol.

O São Marcos tem uma parte alta residencial, e outra baixa conhecida como bacia do São Marcos. A localidade vem crescendo bastante nos últimos anos. Hoje, tem diversas moradias em construção, casas, seis condomínios e vários prédios de apartamentos.

As obras no São Marcos estão orçadas em R$ 1,45 milhão e as redes de drenagem e de esgoto vão atender a todo o bairro e serão direcionadas à bacia do São Marcos que sofre alagamento em época de chuvas. Na drenagem das águas pluviais foram empregadas manilhas de um metro de diâmetro e a rede de esgoto contará com manilhas de 400 milímetros. As redes atenderão às residências situadas na subida e descida do bairro e aos condomínios. Um córrego que passa na localidade vai receber a drenagem das águas pluviais.