Prova para eleição de diretores será neste domingo

19/10/2018 11:14:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Seleção é para preenchimento das funções de diretores e adjuntos nas escolas da rede

Cerca de 400 educadores se inscreveram na sede da Secretaria de Educação no processo seletivo para o preenchimento das funções de diretores gerais e adjuntos nas escolas municipais no triênio 2019, 2020 e 2021. O cadastro foi encerrado na terça-feira (16), na sede da Secretaria de Educação. Neste domingo (21), os candidatos vão realizar avaliação de conhecimento e habilidades gerenciais. A prova vai acontecer das 8h às 13h, no bloco A da Cidade Universitária, e será de caráter eliminatório.

Os conteúdos da avaliação de conhecimento e as indicações bibliográficas encontram-se no edital. O candidato deverá alcançar um mínimo de 50% do total de pontos para estar apto para ter corrigida a sua prova de redação. Quem for participar da prova também deverá registrar mínimo 60% de aproveitamento na avaliação de conhecimento para participar das próximas etapas. Serão 40 questões de múltipla escolha, sendo 10 questões de Legislação Educacional, 10 questões de Gestão Escolar e 20 questões de Língua Portuguesa. A redação deverá contar no mínimo de 40 linhas, totalizando 20 pontos.

O processo seletivo é aprovado pelos professores inscritos. Entre os candidatos estava a professora Riselia Silva Netto dos Santos. A educadora, que atua com Educação Infantil e Ensino Fundamental, elogia a iniciativa da rede municipal. "Esta oportunidade é maravilhosa. Sei que em cidades vizinhas, os diretores são nomeados. Macaé se destaca pela gestão voltada para democracia", conta.

Gabarito

O gabarito preliminar será divulgado na segunda-feira (22), no site oficial da Prefeitura Municipal de Macaé, cujo endereço é www.macae.rj.gov.br. Os resultados da avaliação estarão disponíveis, através do número de inscrição, no dia 12 de novembro, na Secretaria de Educação, em listagem afixada no mural e também no portal da prefeitura.

Os candidatos que não concordarem com os resultados divulgados na primeira etapa, poderão protocolar seus recursos junto à Comissão Eleitoral Central, nos dias 13 a 14 de novembro de 2018, de 10h às 16h, na Secretaria de Educação. Os resultados dos recursos e resultado final da primeira etapa serão divulgados, através do número de inscrição dos candidatos, no dia 19 de novembro.

Outras etapas são cadastro das chapas; apresentação de Plano de Gestão à Comunidade Escolar e campanha eleitoral nas escolas municipais. O edital com os critérios e alterações para participação está no portal da Prefeitura de Macaé. No edital consta o calendário do processo seletivo. A rede municipal de Macaé conta com 230 diretores gerais e adjuntos.