PSF promove atividade em comemoração ao mês das mães

12/05/2009 16:20:59 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Programa atende a 52% da população na área urbana

Para comemorar o mês das mães e integrar a comunidade e os profissionais, a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Aroeira, realizou nesta terça-feira (12) uma série de atividades com foco na prevenção. A secretaria de Saúde de Macaé conta atualmente com 29 equipes da saúde da família.

Durante toda manhã os usuários participaram de palestras, assistiram a apresentação do Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas), que falou de forma bem humorada sobre os cuidados para manter o controle da hipertensão e diabetes, além de sorteio de brindes. A equipe de enfermagem também estava fazendo a medição de pressão arterial, para encerrar as atividades foi servido café da manhã com muitas frutas e sucos.

Inaugurando no primeiro semestre de 2008, o PSF da Aroeira já conta com 1.080 famílias cadastradas. De acordo com a gerente da unidade, a enfermeira Marlene Oliveira, a adesão dos usuários as atividades promovidas pelo programa como grupo de hipertensos, diabéticos e gestantes, alongamento é fundamental para a melhoria da qualidade de vida de cada indivíduo e de seu meio ambiente.

A aposentada Betralda Salgado, 64 anos, que tinha problemas de bursite, causando muitas dores nos ombros, disse que passou a freqüentar o grupo de alongamento e hoje já não sente mais dores. “A equipe é muito atenciosa conosco, todos os meses a agente comunitária visita a minha casa para saber se estou fazendo o tratamento de hipertensão como recomendou o médico e saber como está a saúde de todos da minha família”, afirma.

A estratégia do PSF de Macaé preconiza uma equipe de saúde multiprofissional composta por médico, enfermeiro, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, odontólogo, atendente de consultório dentário, auxiliar/técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde que, através da territorialização e cadastramento da comunidade envolvida traça o perfil epidemiológico para posterior planejamento estratégico situacional e execução das ações de saúde.

Atualmente o município conta com 29 equipes de saúde da família abrangendo 82.433 habitantes, o que corresponde a 52% da população, sendo 100% da população na zona rural.