PSF realiza confraternização com usuários

16/12/2009 16:37:37 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Kaná Manhães

Enquanto as crianças se divertiam, as mamães participavam de palestras com fonoaudiólogas e fisioterapeutas

Com um trabalho voltado para prevenção, o Programa Saúde da Família (PSF) da secretaria de Saúde de Macaé (Semusa) preparou uma programação especial para comemorar as festas de final de ano. A festa começou nesta quarta-feira (16), para os usuários do bairro Lagomar.

A garotada se divertiu, participando de atividades recreativas com oficinas de pintura e desenho, com sorteios de brindes e distribuição de lanches. O momento mais esperado foi a chegada de Papai Noel.

A enfermeira da unidade, Vivian Moreira, disse que na parte da manhã participaram das atividades as crianças assistidas pelo programa municipal do leite, destinado a crianças até sete anos com baixo peso. O programa do leite é coordenado pela Coordenadoria da área de alimentação e nutrição (Catan).

Enquanto as crianças se divertiam, as mamães participavam de palestras com fonoaudiólogas e fisioterapeutas. A palestra abordou a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável do bebê e os benefícios para a mãe.

A dona de casa, Iara da Silva levou a filha Rivica, de um ano e nove meses, para participar da confraternização. De acordo com ela, há quatro meses a menina entrou no programa do leite e hoje já esta quase no peso ideal para sua idade.

- Quando começamos ela pesava quase sete quilos, sendo que o ideal são 10 quilos. Hoje sinto minha filha mais disposta, gosta de brincar é até mais sorridente. Também percebi melhoras na fala, falou ressaltando que recebeu orientação da equipe de nutrição da Catan e enriqueceu a alimentação da filha com a introdução de mais legumes e verduras.

Além da caçula, os outros três filhos de Iara são atendidos pela equipe do PSF. A dona de casa, que tem hipertensão, recebe mensalmente seus medicamentos e passa pela avaliação medica periódica para verificar se a pressão está controlada. “Às vezes desobedeço a dieta e esqueço de tomar os medicamentos, mas o pessoal daqui fica atento e sempre me lembra. Eles são muitos especiais”, disse.

As comemorações continuam nas demais unidades - na próxima sexta-feira é a vez dos profissionais e usuários do PSF Aroeira.