PSF vai ampliar ação social, baseado em modelo cubano

14/05/2009 11:50:25 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Porta de entrada do sistema de saúde do município, o Programa Saúde da Família (PSF) de Macaé ampliará sua atuação com reforço na área social. Após visita a Cuba no início do mês, junto com o prefeito Riverton Mussi, a vice-prefeita Marilena Garcia e alguns secretários e vereadores, o sub-secretário de Saúde, Edílson Simões, disse que a proposta neste momento é adaptar alguns projetos na área de atenção básica, de acordo com as necessidades da cidade.

De acordo com o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, o pontapé inicial será em julho quando acadêmicos de medicina brasileiros que estudam em Cuba, virão para Macaé. “A proposta trazida por Edilson é transformar os agentes comunitários de saúde em agente social de saúde”, disse ressaltando que a implementação deste novo modelo de atendimento não trará custos ao município.

Durante alguns dias, os profissionais do PSF irão participar de palestras, mesas redonda e oficinas com os acadêmicos, para conhecer as potencialidades do Sistema Nacional de Saúde de Cuba, em especial o programa Médico de Família, referência mundial em atenção básica. “A partir deste intercâmbio de experiência sobre as políticas desenvolvidas em Cuba, iremos adaptar este projeto para Macaé”, disse o secretário.

O sub-secretário explica que em Cuba, o agente social de saúde atua como um agente comunitário de saúde, sendo que o primeiro trabalha com uma visão social da família, já em Macaé o foco é voltado para a saúde. “Também pudemos perceber ainda que há um trabalho integrado entre a saúde, educação e esporte”, observou.

Outro projeto que poderá ser implantado em Macaé é o “Trabalhador Social”. Segundo Edílson, o trabalhador social é um profissional da área de serviço social ou psicologia e aposentados que atuam como fiscais das ações do governo.

- Este profissional é um colaborador importante, pois através de seu trabalho é possível verificar as principais demandas da comunidade onde atuam, além de serem multiplicadores das ações de saúde, explicou.

Durante a visita, o prefeito Riverton Mussi, assinou protocolo de intenções com o vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba, Orlando Requeijo, para a construção de um intercâmbio entre o município e a república socialista nos setores de educação, saúde, esporte e políticas para a mulher.

Participaram da assinatura do protocolo a vice-prefeita, Marilena Garcia, os secretários de Governo, André Braga; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Alex Moraes; o subsecretário de Saúde, Edilson Simões; a subsecretária de Políticas para a Mulher, Vânia Deveza, os vereadores Lúcio Mauro e Gilso Machado, além de Igor Sardinha, conselheiro gestor da ORJURE – Organização da Juventude Responsável.

PSF Macaé – Implantado em 1998 o Programa Saúde da Família, no seu primeiro ano tinha uma cobertura populacional de 12%. Atualmente com 29 equipes de saúde da família abrange 82.433 habitantes, o que corresponde a 52% da população, sendo 100% da população na zona rural.

Em termos quantitativos, já é possível identificar impactos positivos ao comparar indicadores de saúde: aumento da cobertura vacinal, diminuição de coeficiente de mortalidade infantil, índice de recuperação da desnutrição infantil no grupo de crianças de 0 a 59 meses além das ações desenvolvidas junto ao grupo de gestantes, hipertensos, diabéticos e idosos acamados que passaram a ter controle integral por parte da Equipe.

- Tal iniciativa demonstra o caráter inovador e o empenho do prefeito Riverton Mussi e do secretário de Saúde Eduardo Cardoso, através da secretaria de Saúde em enfrentar os desafios da integralidade da atenção à saúde da população macaense, finalizou Edílson.