Qualificação de professores favorece processo de alfabetização

16/09/2010 09:59:30 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

O curso de extensão é voltado para pedagogos e professores da educação infantil

As aulas da segunda turma do curso “Consciência Fonológica para Professores” promovido pela Secretaria Municipal de Educação na Cidade Universitária, que começariam dia 27, foram transferidas para o dia 04 de outubro. Ainda restam 14 vagas das 35 oferecidas. O curso de extensão é voltado para pedagogos e professores da educação infantil. A proposta tem como objetivo desenvolver habilidades nas crianças que favoreçam o processo de alfabetização.

A primeira turma, com 35 participantes, teve início no dia 23 de agosto. A qualificação de professores que atuam no processo de alfabetização é uma das metas da secretaria de Educação. O curso desenvolvido pelo Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP) da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) é uma das ações desse ano da secretaria de valorização da Alfabetização, como por exemplo, o Simpósio de Alfabetização realizado em junho.

“Com mais essa iniciativa, damos continuidade às ações que visam melhorar a qualidade do ensino da rede e que passam necessariamente pelo processo de alfabetização. Com a qualificação de profissionais que atuam nessa área, os alunos ganham e com uma educação melhor todo o município ganha”, disse a prefeita de Macaé, em exercício, Marilena Garcia.

As aulas da segunda turma acontecerão todas as segundas-feiras, das 17h30m às 20h, na sala de reuniões do terceiro andar do prédio da Funemac, na Cidade Universitária, até o dia 08 de novembro. Os interessados devem preencher uma ficha na secretaria de Pós-graduação e Extensão, no mesmo andar, das 9h às 17h, e apresentar cópia do documento de identidade e do CPF. Tanto a inscrição quanto o curso certificado pela Funemac são gratuitos.

“Pesquisas têm mostrado que o trabalho de consciência fonológica é de muita importância para o aprendizado da leitura e da escrita. Buscamos apresentar esse conhecimento para alcançarmos o objetivo de melhoria da aprendizagem", disse a fonoaudióloga especialista em Linguagem e coordenadora do projeto, Thaís Coimbra.

Ela enfatizou que a detecção precoce de uma dificuldade ajuda a criança em sua superação e informou que a meta é qualificar toda a rede. No ano passado, passaram por essa formação continuada sessenta profissionais das séries iniciais do ensino fundamental em duas turmas.

Entre os conteúdos trabalhados durante o curso estão: a elaboração de atividades para desenvolvimento de habilidades de detecção do som, localização sonora, discriminação auditiva, reconhecimento e compreensão dos sons e memória auditiva. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo e-mail seciapp@funemac.edu.br.