Quarta ponte no Canal Fábio Franco: obras continuam

04/11/2009 15:49:02 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Local deve estar liberado em 30 dias

As ações da primeira fase do Programa Água Limpa continuam sendo realizadas pela prefeitura de Macaé, com a instalação da quarta ponte pré-moldada sobre o Canal Fábio Franco, na passagem de nível próxima à subida do Morro de Santana, no Miramar. As obras prosseguem em ritmo normal, segundo informa o engenheiro Edílson Ferreira, do Consórcio CBPO/Zadar. “As chuvas do final de semana atrapalharam um pouco, mas, mesmo assim, as obras não pararam. Se o tempo colaborar, a ponte devem estar concluídas em 30 dias, conforme o cronograma inicial”, colocou o engenheiro.

As ações são acompanhadas e fiscalizadas pela secretaria municipal de Obras Públicas (Semop). Esta semana, começaram a ser instaladas as placas que compõem as paredes do canal e também continuam as escavações da área onde a ponte será instalada, para preparar a base e concretagem da estrutura da ponte. Para a equipe trabalhar dentro do canal, estão sendo utilizadas bombas de sucção para secar a área. Ao todo, são dez bombas de seis polegadas, uma bomba a gasolina e uma bomba elétrica de três polegadas. As ações dentro do canal só podem ser feitas com tempo seco, sem chuvas.

Se o tempo permanecer bom até a próxima quarta-feira (11), o fundo do canal estará concretado e serão iniciadas as obras de instalação das placas pré-moldadas que vão compor a ponte, que terá a mesma dimensão das outras já instaladas sobre esse canal. No local há tubulações de água da Cedae que não serão removidas, para não causar desabastecimento na área.Todas as placas pré-moldadas que vão compor a nova ponte já estão na rua próxima à passagem de nível, aguardando a hora de serem utilizadas.

“O objetivo das obras nas passagens de nível no Canal Fábio Franco é acabar com os alagamentos em toda a região próxima a esse canal, situada em cota mais baixa ao nível do mar”, reafirma o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, ressaltando que o alargamento dessas pontes foi necessário para aumentar a vazão das águas pluviais que passam no canal de dois metros para 5,20 metros para acabar com os alagamentos naquela área.

O secretário lembra que a colocação dessas quatro pontes pré-moldadas sobre o Fábio Franco fazem parte da primeira fase do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico do município. Ele coloca que essas obras não vão solucionar sozinhas a questão dos alagamentos.

- Outras obras vão acontecer, dentro do Programa Água Limpa, como o canal da Rua Antônio Curvelo Benjamim, a ampliação do canal da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna) e a colocação de novas bombas de sucção junto à Elevatória da Télio Barreto, para aumentar a vazão das águas pluviais, facilitando o escoamento na cidade, diz o secretário.

A administração do prefeito Riverton Mussi investe R$ 40 milhões na primeira fase do Programa Água Limpa, com prazo de conclusão de quatro anos. Nesse Programa, a prefeitura vai investir, com recursos próprios, R$ 277 milhões. “Lembramos que essa é a primeira vez que Macaé recebe obras de saneamento básico e para combater os alagamentos”, colocou o secretário Tadeu Campos.

O Programa Água Limpa tem como meta eliminar os alagamentos que ocorrem em pontos críticos, principalmente nas áreas mais baixas, e coletar 100% do esgoto das residências de Macaé, direcionando esse esgoto para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). As obras do Água Limpa foram projetadas para acompanhar o crescimento de Macaé pelos próximos 20 anos.

No Canal Fábio Franco já foram instaladas três pontes pré-moldadas, todas nas passagens de nível entre o centro da cidade e os bairros Miramar e Visconde de Araújo. A última foi na passagem próxima à Comunidade da Linha, nos Cajueiros. As obras aumentaram o fluxo das águas pluviais de apenas dois metros, para 5,20 metros, melhorando o escoamento de toda região próxima ao Canal Fábio Franco.