Quatro aves e um mamífero são devolvidos ao seu habitat

05/10/2011 09:50:55 - Jornalista: Tathiana Campolina

Foto: Divulgação

Trabalho de reabilitação dos animais é feito pela coordenadoria de fauna da Secretaria de Ambiente

Duas fragatas, dois atobás e um tamanduá foram reabilitados e devolvidos para os seus habitats neste fim de semana. As aves foram soltas na Ilha do Francês, no Arquipélago de Sant’anna, no sábado (01) de manhã. Já no domingo (02) foi a vez de soltar um tamanduá, no Parque Natural Municipal Atalaia. O trabalho de reabilitação dos animais é feito pela coordenadoria de fauna da Secretaria de Ambiente.

De acordo com o coordenador de Fauna, o veterinário Gleidson Madalena, as aves ficaram três meses no processo de reabilitação. As fragatas chegaram com uma asa cortada por cerol e os atobás estavam com uma asa fraturada. Após curativos e imobilizações as aves foram recuperadas e devolvidas em seus habitats.

- Escolhemos o Arquipélago de Sant’Anna, pois as fragatas são aves muito grandes e precisam de uma corrente de vento para iniciar o voo e a Ilha do Francês é um local ideal para elas. Também trouxemos os atobás, já que a ilha é um local preservado e eles poderão ficar mais protegidos, explicou Gleidson.

Já o tamanduá foi entregue à secretaria no sábado, após aparecer na casa de uma pessoa. “Ele estava bem, muito esperto, e reintroduzimos o animal ao seu habitat após a avaliação”, concluiu.