Ratas BSB: uma comédia imperdível

24/09/2009 14:27:26 - Jornalista: Eloísa Seady

Com um humor inteligente e muita irreverência, a peça “Ratas BSB”, entra no palco do Teatro Municipal, em curta temporada, sob a direção de Aldebarã Bastos e texto de André Legey, inspirado no roteiro “Divinas Secretárias” de Jorginho Di Paula. A pela está em cartaz neste final de semana – sexta e sábado às 20h30m e domingo às 19h.

- O arrojado projeto arquitetônico de BSB - código da cidade de Brasília nos tíquetes da aviação - com todos os seus anexos e subterrâneos, nos favorece a imaginação ao final de cada expediente. É um mar de gente vestida com seus pretinhos básicos que mais se assemelham a um bando de baratas e ratos saindo do esgoto... associação ironicamente mais que perfeita diante dos seguidos escândalos ocorridos na capital federal desde sua criação há 49 anos, relata André.

Com toda essa excentricidade que a capital possui, Jorginho Di Paula se inspirou para retratar este cotidiano de uma maneira bem humorada e conta um pouco do espetáculo.

- Ao final de mais um dia de trabalho as secretárias - peças fundamentais para o bom funcionamento da máquina - se reúnem como ratas nos happy hours dos barzinhos, também subterrâneos, das bem planejadas quadras do plano piloto para trocarem ratas, erros ocorridos intencionalmente ou por engano por seus patrões e colegas de trabalho, o que lhes proporciona agradáveis momentos de descontração regado a muitos cochichos e risadas. Essa distração pode lhes custar muito caro, pois nunca se sabe quem é o homem de preto sentado na mesa ao lado, explicou Jorginho.

O elenco formado por Jorginho Di Paula, Márcio Penna, Diego Avlis, Mardoni De Muros, Fabrício Bittencourt, Felipe Barcelos, Sandra Lima, Felícia Pais, Emerson Gomes e Danilo Parreira, juntou-se após o espetáculo “Paixão de Cristo”, devido à boa convivência e a vontade de continuar experimentando a adrenalina de ser ator.

Na opinião de Diogo Avlis, o maior desafio é fazer um personagem feminino, não sendo um homem vestido de mulher, mas uma mulher de verdade. “Foi bastante árduo o trabalho de construção do personagem. Ser mulher é muito difícil e a nossa visão sobre elas mudou muito a partir deste espetáculo”, comentou Avlis
.
O espetáculo tem duração de 50 minutos e promete descontrair a platéia com boas risadas.

Ficha Técnica

Texto: André Legey
Inspirado no roteiro "Divinas Secretárias" de Jorginho Di Paula
Direção: Aldebarã Bastos
Assistente de direção: Sidney Santos
Iluminação: Fábio Erre
Cenário: Grupo Nós
Montagem: Jorge Bastos e Leandro Guimarães
Figurino: Jorginho Di Paula
Gênero: Comédia
Dias e Horários: 25 e 26 as 20h30/ 27 as 19h00
Ingresso: R$ 20
Classificação: 14 anos