Reabilitação: atendimento fisioterápico ganha novo endereço

31/01/2008 15:42:33 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A população macaense já pode contar com os serviços do Centro Municipal de Reabilitação. A unidade, que funciona na avenida Fábio Franco, no bairro Miramar, foi implantada com o objetivo de ampliar o número de atendimentos e serviços oferecidos pela coordenação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da secretaria Especial de Saúde de Macaé.

A coordenadora da unidade, a fisioterapeuta Jussara Natalino, lembra que os atendimentos de fisioterapia que aconteciam no Centro de Especialidades Médicas Doutor Moacyr Santos (Barracão), já estão sendo feitos no novo endereço. “Com esta estrutura exclusiva para reabilitação, estamos proporcionando um atendimento melhor para os usuários da rede municipal de saúde”, frisou.

O Centro Municipal de Reabilitação conta com os serviços de fisioterapia, além dos novos programas como o de fisioterapia respiratória, reabilitação vestibular e ATM (articulação temporo mandibular) em parceria com a coordenação de Saúde Bucal, RPG (Reeducação Postural Global), hidrocinesioterapia, como também atendimento fonoaudiológico e psicológico.

Outro trabalho pioneiro que será implementado é o atendimento fisioterápico aos pacientes com hanseníase e de drenagem linfática aos pacientes oncológicos. A unidade conta com sete consultórios, duas salas de cinesioterapia, piscina para tratamento de reabilitação pós-trauma, entre outros.

De acordo com dados da Semusa, são realizados aproximadamente cinco mil atendimentos na área de fisioterapia. Com o funcionamento do Centro Municipal de Reabilitação este número deverá dobrar.