Recesso escolar começa nesta quarta-feira

09/07/2018 11:32:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Volta às aulas será no dia 26 deste mês

O recesso escolar para cerca de 40 mil alunos das escolas e dos módulos do Centro Municipal Especializado em Apoio ao Escolar (Cemeaes) começa nesta quarta-feira (11). A volta às aulas será no dia 26 (quinta-feira) deste mês. No dia 29 (domingo), alunos e profissionais da educação participarão do desfile cívico de 205 anos de fundação da vila de Macaé.

O segundo semestre letivo terá diversas programações como atividades regulares nas salas de aula, programações didático-pedagógicas constantes no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e eventos previstos pela Secretaria Adjunta de Educação Básica.

O terceiro bimestre letivo será entre os dias 26 de julho a 28 de setembro e o quarto, no período de primeiro de outubro a 20 de dezembro, data do fim do ano letivo. Macaé segue as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que determina que a Educação Básica seja organizada com 800 horas anuais em no mínimo 200 dias letivos.

Conforme a Portaria 01/2018, se necessário, o calendário poderá sofrer alteração ou adequação, em conformidade com as peculiaridades locais e atividades previstas na unidade escolar, desde que dentro do bimestre. O acompanhamento é feito pela coordenação de Regulação da Educação Básica e Dados Educacionais e autorização da Secretaria Adjunta de Educação Básica.

Datas - Após o recesso escolar, os professores e estudantes terão na agenda diversos eventos. Além do desfile cívico, no mês de agosto estão previstos o Literarte nas escolas, entre os dias 20 a 31 e o Jeem-Xadrez no dia 29.

No mês de setembro haverá desfile cívico-militar no dia 7; Viva Escola Viva no dia 12; Feira das Ciências de Macaé (Fecimac) no dia 20 e II Mostra Carukango, em data a ser definida. No mês de outubro, os alunos da rede municipal participarão da II Semana da Criança, nos dias três e quatro, III Encontro de Bandas Escolares, previsto para o dia 18 e Jeem Atletismo, no dia 24.

O mês de novembro contará com Jeem Serra, no dia 15 e Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac) entre os dias 22 a 24. No dia 23 haverá o II Festival de Dança Estudantil Africana e Afro-brasileira. Encerrando o ano letivo, serão promovidos os Jogos Coletivos, entre os dias 1 a 8.