Rede municipal de Macaé se destaca no Censo Escolar

22/12/2011 14:55:52 - Jornalista: Joice Trindade

Por apresentar êxito na coleta de dados do Educacenso, a rede municipal de Macaé recebeu elogios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira (Inep). Em virtude do desempenho dos trabalhos desenvolvidos quanto à execução do banco de dados do censo escolar, a Prefeitura de Macaé, por da meio equipe de Supervisão Escolar da Secretaria Municipal de Educação, foi convidada para o Encontro Nacional do Censo Escolar, no Maranhão.

De acordo com o Secretário de Educação, prof. Guto Garcia, a equipe da pasta se preocupou com todas as etapas de preenchimento das informações. Gestores e técnicos da rede municipal de ensino enviaram levantamentos sobre de alunos, diretores, monitores e auxiliares para o site oficial Inep-Educacenso, através de uma senha específica.

“A veracidade dos dados foi primordial para o Educacenso das escolas da rede pública municipal. Este ano, o Colégio Municipal Engenho da Praia recebeu auditoria realizada por um pesquisador do INEP. Ficamos satisfeitos com o resultado da consulta que avaliou que o levantamento feito na unidade foi executado de maneira adequada”, observa.

O Educacenso é reconhecido como uma pesquisa estatística com objetivo de assegurar políticas públicas educacionais e concessão de recursos do governo federal para garantir a qualidade da educação básica.

“É a partir dos registros que se calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e é planejada a distribuição de recursos destinados a programas como alimentação, transporte escolar, livros didáticos. Com isso, o município está atendendo a determinação da portaria n° 98 de 29 de abril de 2001”, ressalta Guto Garcia.

Encontro- Mais de 200 representantes da Educação participaram do Encontro Nacional do Censo Escolar em São Luís do Maranhão. Entre eles, técnicos do Inep que fazem parte da Coordenação Nacional do Ministério da Educação; coordenadores do censo escolar das 26 unidades da federação mais o Distrito Federal e do censo escolar das capitais; presidentes estaduais da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de integrantes que trabalham no acompanhamento de convênios e que atuam no acompanhamento e execução do banco de dados do censo escolar.

Macaé foi o único município do interior do estado a fazer parte do evento, que enfocou a importância dos dados do Educacenso para planejamento e melhoria da educação pública. A programação contou com as presenças da presidente do Inep, Malvina Tuttman e da secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (Mec), Maria do Pilar Lacerda.

Na oportunidade, ela destacou que os resultados do Ideb e do Censo Escolar criam uma base de planejamento e informações, que servem de suporte para assegurar uma educação de qualidade.

A programação foi realizada até o dia 16 deste mês. Durante cinco dias os participantes avaliaram a execução do censo escolar da Educação Básica 2011 e levantar as propostas para o censo em 2012.

A segunda etapa do Educacenso 2011 vai acontecer entre os dias 1º a 28 de fevereiro. Desta vez, os gestores das escolas municipais terão que preencher, no site oficial, questões específicas de cada aluno como aprovação, reprovação e evasão escolar. O levantamento é fiscalizado por órgãos de controle como Ministério Público e Secretaria de Educação.
Já a primeira etapa do censo escolar 2012 está prevista para acontecer a partir do mês de maio. Segundo a supervisora escolar, Ana Paula Aguiar, esta fase receberá algumas mudanças, que foram apresentadas durante o encontro nacional.

“Através do Educacenso é traçado um perfil da realidade que permite a definição de metas para a educação pública. Portanto, é de fundamental importância, que todos estejam envolvidos neste processo primando pela ética e compromisso com a fidedignidade das informações prestadas. Lembrando que o sentido do nosso trabalho é o aluno e que ele tem a Educação como direito garantido pela Constituição Brasileira”, finaliza.