Reforçar a qualidade do ensino é foco da rede municipal

30/07/2015 15:40:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Objetivo é desenvolver habilidades em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática

Com o objetivo de reforçar a qualidade do ensino, a rede municipal promove, a partir do mês de agosto, uma série de atividades pedagógicas junto aos alunos do 5º e 9º ano de escolaridade. A intenção é que os estudantes que ingressaram e estão concluindo o Ensino Fundamental desenvolvam melhor as habilidades diante de disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática.

O apoio aos alunos faz parte das metas da Secretaria de Educação, que também está em fase de elaboração de apostilas de Português e Matemática referente à Prova Brasil para alunos do 5º e do 9º ano. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a proposta é criar condições favoráveis que deixem os alunos mais próximos do conhecimento.

Em relação às avaliações deste segundo semestre, foi definido que uma das notas do 4º bimestre de Português e Matemática será a nota da Prova Brasil. A avaliação Saerjinho também servirá como média para os bimestres de aplicação da prova.

Segundo a subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Rodrigues, as ações pedagógicas deste segundo semestre serão direcionadas não apenas aos alunos do 5º e 9º anos, mas dos anos iniciais. “Proporcionando atividades pedagógicas específicas para os alunos da rede municipal, temos a proposta de permitir que eles compreendam seu potencial. A intenção é que saibam ler e entender os conteúdos abordados nas salas de aula para assegurarem o desenvolvimento do processo de ensino”, diz.

Para isso, segundo Gelda Rodrigues, os professores do 1º ao 9º ano são orientados a realizar um diagnóstico para detectar e sanar as dificuldades dos alunos.

Diante da participação dos alunos em provas e avaliações externas, será promovida, no mês de outubro, a entrega da medalha “Darcy Ribeiro”, que vai homenagear alunos e profissionais premiados em torneios, competições e olimpíadas.