Reinternações no Programa de Atendimento Domiciliar Terapêutico diminuem 90%

05/10/2011 15:42:19 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Kaná Manhães

A visita da equipe de fisioterapeutas acontece duas vezes por semana, e de enfermagem uma vez

Criado há 11 anos pela Prefeitura de Macaé para atender as necessidades da população, o Programa de Atendimento Domiciliar Terapêutico (PADT) da Secretaria de Saúde tem como objetivo o fortalecimento da rede de atenção primária. Atualmente, 280 pacientes são atendidas por uma equipe multidisciplinar composta por médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, assistente social, psicóloga, enfermeiro e técnico de enfermagem.

De acordo com o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso , dados do programa apontam uma queda de 90% nos casos de reiternações. “Além da diminuição nos casos de reiternação, outros benefícios são apontados como a redução dos riscos de infecção hospitalar. A humanização da atenção trazida pela permanência no convívio da família e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes também fazem parte das propostas do programa”, frisou.

Segundo a gerente do programa, assistente social Benisia Soares Pessanha, o atendimento é feito nas localidades onde não há equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e os beneficiados são os pacientes acamados e ou restritos ao domicílio.

- A equipe, além de fazer consultas, acompanha todo o quadro do paciente e ainda passa ao chamado “cuidador” – familiar responsável pelo doente – as orientações sobre como dar os remédios corretamente e manter os cuidados em casa -,disse.

A aposentada Antônia Selestina, de 96 anos, que sofre de demência senil há dois anos, recebe toda assistência da equipe. De acordo com o fisioterapeuta, David Teixeira dos Santos a doença da paciente é progressiva e para que ela não perca totalmente os movimentos e não tenha problemas respiratórios em consequência de estar acamada, a fisioterapia é fundamental.

A visita da equipe de fisioterapeutas acontece duas vezes por semana, e de enfermagem uma vez. A filha e cuidadora da paciente, dona de casa Selma Celestina, recebe toda orientação dos profissionais sobre como dar os medicamentos corretamente e manter os cuidados em casa.

- Miinha mãe, até os 94 anos, tinha uma vida normal, se alimentava sozinha e conversava bastante. Depois, com o tempo, foi perdendo a mobilidade e ficou acamada, mas com a vinda da equipe do Padt, a qualidade de vida dela melhorou consideravelmente; já consegue fazer alguns movimentos, como levantar os braços, o que facilita na hora do banho -,declarou.

Outro trabalho realizado é o de prevenção de escaras de decúbito (feridas). Segundo a técnica de enfermagem Adriana Ferreira, que atende a paciente, o fato de ficar deitada e a perda de massa muscular podem causar feridas. Alguns cuidados diários são importantes, como mudança frequente de posição, utilização de colchão especial , entre outros.

Atendimento – A solicitação para entrada no PADT pode ser de duas formas: por meio do encaminhamento à unidade de saúde ou de forma espontânea, diretamente no programa. Primeiro, é feita a visita do serviço social e da enfermagem; após a discussão do caso, a equipe encaminha os profissionais das especialidades necessárias para aquele paciente.

Benisia Soares disse que foi elaborado novo protocolo de permanência dos pacientes no programa. O tempo máximo de permanência é de nove meses, sendo cada caso avaliado pela equipe para prorrogação do atendimento.

Dentre os pacientes atendidos pelo programa , atualmente, 90% são idosos do sexo feminino, com sequelas de acidente vascular cerebral (AVC). “Além de evitar as reinternações, outras propostas do programa são trabalhar a prevenção e estimular a troca entre família e equipe técnica”, finalizou.