Remédios da Farmácia Municipal podem ser adquiridos também em outras unidades

28/01/2015 16:51:00 - Jornalista: Equipe Secom

A secretaria de Saúde informa que está providenciando a regularização de alguns medicamentos pontuais, como o Losartana 50 mg e o Hidrocloratiazida 25 mg (pressão arterial), que estão em fase de entrega. É importante ressaltar que os medicamentos fornecidos pela Farmácia Municipal também podem ser adquiridos pelo programa Farmácia Popular do Brasil do governo federal ou em farmácias particulares conveniadas ao programa.

- Caso haja desabastecimento de um lado, a população pode buscar a medicação em outras unidades. O governo federal tem parceria com a secretaria de Saúde, que garante a disposição de medicamentos. São remédios de tratamento contínuo que não podem ser interrompidos. Essa é uma questão de atenção e compromisso com a população - explica o secretário de Saúde, Pedro Reis.

A Coordenadora da Divisão de Farmácia da secretaria de Saúde, Debora Certório, explica que os medicamentos para hipertensão, diabetes e asma estão disponíveis gratuitamente na Farmácia Popular do Brasil. A preço de custo nas farmácias particulares estão disponíveis anticoncepcionais, remédios controlados, fraldas geriátricas, entre outros.

Para ter acesso a esses medicamentos, é necessária a apresentação da prescrição médica da Rede Municipal de Saúde ou Rede Credenciada e documento de identificação (RG, Carteira de Trabalho, CNH, Certidão de Nascimento ou Cartão de Vacinação). Para os tratamentos de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, as receitas têm validade de 90 dias a contar da data da prescrição. Os remédios da relação municipal podem ser encontrados na Farmácia Municipal Central de Macaé, localizada na Rua Velho Campos, 625, Centro (telefones 2796-1092 ou 2762-4188), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.