Representantes do Planejando Macaé e Acim discutem revitalização do Calçadão

12/05/2011 14:32:40 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Principal centro comercial da cidade receberá melhorias

A equipe de técnicos da Prefeitura de Macaé, que participa do Programa Planejando Macaé, se reuniu com representantes da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), na terça-feira (10), para discutir as intervenções que serão realizadas no Calçadão da Avenida Rui Barbosa. O local é o principal centro comercial da cidade e receberá intervenções através do Programa Planejando Macaé, coordenado pela Secretaria Municipal de Governo, com o objetivo de revitalizar a área.

A proposta de revitalização do Calçadão da Rui Babosa foi elaborada pela equipe do escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, contratada por meio de convênio para desenvolver o Programa Planejando Macaé. A equipe técnica da prefeitura composta por representantes de diversas secretarias e coordenada pela Secretaria Municipal de Governo acompanha todo o desenvolvimento dos projetos urbanos estratégicos que serão implementados pelo Planejando Macaé.

As acupunturas urbanas irão acontecer em diversos locais do município com o objetivo de dar um novo ordenamento para os espaços urbanos, já prevendo o crescimento da cidade para os próximos anos. Fazem parte desses projetos, que serão desenvolvidos pelo município nos próximos 12 meses, a revitalização do Calçadão da Rui Barbosa, do Mercado de Peixe e da orla da Praia da Imbetiba (com a Plataforma Cultural); requalificação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106) para Boulevard no trecho entre os bairros da região norte e as praias do sul do município; urbanização da Avenida Evaldo Costa, onde está sendo realizada as obras do Projeto Água Limpa, de drenagem e saneamento e a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) – o Metrô Macaé.

O arquiteto Ian Wyatt, que participa do Programa Planejando Macaé pela prefeitura, fez uma apresentação da proposta de revitalização para o local nesta terça-feira.

- A calçada entre a Rua Silva Jardim e a Caixa Econômica Federal será ampliada e a Rui Barbosa será uma via singela, privilegiando o pedestre e com a retirada do estacionamento de veículos ao longo da via. Para o calçadão está prevista a retirara dos canteiros centrais e instalação de nichos de convivência, com novas mesas e bancos e a permanência de árvores e plantas. A meta da prefeitura é achar a melhor forma de executar o projeto com a participação dos comerciantes, explicou o arquiteto.

A reunião contou com a presença da funcionária de logística e informações da Secretaria de Governo, Carolina Benjamin; do tesoureiro e do presidente da Acim, João Batista Mansur e Marcelo Reid, respectivamente; do arquiteto do Planejando Macaé, Alexandre Campos Pires; do gerente da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Hermeto Didonet; do vice-presidente do Convention & Visitors Bureau (CVB) Macaé, Leonardo Anderson da Silva; do presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Social (Fumdec), Francisco Navega; do representante do Gabinete de Gestão Integrada de Macaé (GGIM), Edilson Santana; e de funcionários da Secretaria de Governo e da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur).

A proposta para a revitalização da Rui Barbosa será discutida com os comerciantes do local, por meio de Chamada Pública, que será feita pela Acim. A reunião com os comerciantes será, no dia 24 de maio, às 16h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Macaé, no Centro.