Ressaca que atingiu Cavaleiros começa a perder a força

30/05/2011 15:56:46 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Ana Chaffin

Calçadão foi mais uma vez atingido pela ressaca, que teve ondas de até três metros. Defesa Civil continua em alerta.

A frente fria e o ciclone que passaram pela região sudeste do país deixaram Macaé em alerta nesse fim de semana. O resultado foi uma ressaca com ondas de dois e três metros, que atingiram a orla de Cavaleiros e causaram ainda mais estragos. Segundo Felipe Mancini, agente da Defesa Civil de Macaé, os ventos fortes e a altura das ondas já estavam sendo esperados e a equipe não foi pega de surpresa.

- A orla da praia de Cavaleiros foi afetada e como já tinha passado por isso antes, está bem fragilizada. O transtorno maior foi na noite de domingo. Mas essa frente fria começa a perder a força na terça-feira e na quarta e quinta já não teremos problemas — garante o agente, acrescentando que o bairro Fronteira não teve transtornos. O muro de contenção construído pela prefeitura minimizou a força das ondas.

Mancini explica ainda que de junho ao mês de agosto, é a época propícia para ressacas. “Os meses de agosto e setembro, então, são períodos marcados pelo vento forte. Mas isso não quer dizer que a ressaca não aconteça em outros períodos do ano, mas estamos sempre em alerta”, observa.

Em período de ressaca, a Defesa Civil orienta a população que mora na faixa litorânea para evitar ficar próxima à área de arrebentação. Com o mar agitado, há risco para pequenas e médias embarcações. As atividades de pesca e navegação são desaconselháveis. Em caso de emergência, a Defesa Civil pede que seja utilizado o telefone 199, que é o número de plantão para qualquer eventualidade.

Os alertas preventivos emitidos são baseados em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro (SIMERJ) , Laboratório de Modelagem de Processos Marinhos e Atmosféricos (LAMMA) da UFRJ e Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).


Fotos Relacionadas