Resultado do dia do Desafio será nesta sexta

28/05/2009 14:45:16 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Arquivo Secom

Escolas da rede participaram de atividades físicas

Será divulgado nesta sexta-feira (29) o resultado da competição do Dia do Desafio, realizada na última quarta-feira (27) que envolveu toda a rede municipal de Educação. Macaé competiu com a cidade de Vale de Santiago, no México. Durante 15 minutos, elas se integram através de algumas modalidades esportivas executadas simultaneamente. O Dia do Desafio é um evento que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da atividade física em benefício da saúde.

Neste dia, todas as instituições da rede municipal de Educação de Macaé participaram das atividades. A secretaria movimentou toda a comunidade escolar entre escolas, centros municipais de educação infantil, escolas em tempo integral e unidades conveniadas; com a promoção de campeonatos, jogos esportivos, recreação e gincanas. O intuito foi incentivar todos a participaram de alguma atividade física durante o dia.

Na secretaria, os profissionais do setor participaram de uma ginástica laboral coordenada pelo professor Henry. Professores, assistentes sociais, pedagogos e funcionários em um total de 50 pessoas se exercitaram com bom humor e aprovaram a iniciativa do órgão. Para o professor, a atividade laboral foi escolhida por possuir um importante papel na prevenção de doenças ocupacionais. “A realização desses exercícios físicos tem como finalidade promover, dentro do ambiente de trabalho a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais”, disse.

A funcionária Claudia Márcia Gonçalves participou da ginástica laboral e disse estar animada em praticar mais atividades desse tipo. “Foi uma atividade tão prazerosa que poderia ser contínua. Acho que todos aqui aprovaram essa proposta”, comentou.

Já a Escola Municipal Ana Benedita escolheu a caminhada entre pais e alunos no centro da cidade para realizar o Dia do Desafio. Dentro das festividades de seu aniversário de 50 anos, alunos, pais e professores promoveram uma manhã de gincanas com atividades físicas. Todas as 113 escolas da rede realizaram também suas atividades em pelo menos algum período do dia.

O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de exercícios físicos. A competição entre as cidades tem como proposta a atingir o maior número percentual de pessoas participantes em relação ao total de habitantes. A iniciativa que começou à 0h de quarta e encerrada às 21h.