Resultados da seleção do Colégio de Aplicação saem na próxima semana

22/12/2010 11:06:38 - Jornalista: Andréa Lisboa

A lista com os 60 aprovados estará disponívell no site www.funemac.edu.br e no mural do colégio na próxima terça-feira

O resultado final do processo seletivo de admissão de sessenta alunos no primeiro ano do ensino médio do Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp/Funemac) será divulgado na próxima terça-feira (28). Em virtude de alteração do gabarito da prova de matemática, as listagens publicadas no último dia 10 foram anuladas. As listas finais vão estar disponíveis no site www.funemac.edu.br e no mural do colégio. Além dessas vagas, a Secretaria de Educação oferece mais 10 para o segundo ano do CAp.

A disputa para o primeiro ano do CAp está na proporção de 6,9 para uma vaga. Oitenta por cento delas são reservadas a alunos egressos de escola da rede municipal. “As datas de matrícula e reclassificação serão mantidas de acordo com o edital original”, informou o superintendente Acadêmico da Funemac, Meynardo Rocha. O adiamento do resultado foi devido à incorreção das respostas das questões 8, 10 e 11 de matemática no primeiro gabarito publicado. As alternativas corretas respectivamente são: ‘d’, ‘a’ e ‘a’, o que altera anotas dos candidatos e a ordem de classificação divulgada no último dia 10.

Criados neste ano como uma das metas da Secretaria de Educação, o Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp-Funemac) e o Centro Municipal de Idiomas (CMI) beneficiaram neste ano 310 alunos do Ensino Fundamental e Médio. Um dos objetivos dessas ações é capacitar os alunos, especialmente das redes públicas, para o ingresso no ensino superior, democratizando a educação no município em todos os seus níveis.

O Colégio e o Centro funcionam rua Vereador Djalma Salles Pessanha, 591, no bairro Novo Botafogo. Oitenta por cento das vagas do CAp e 100% das do CMI foram disponibilizadas para estudantes das redes públicas de ensino. No CAp, os alunos estudam em horário integral e, além do currículo básico do Ensino Médio, têm aulas de duas línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol); da disciplina Introdução à Metodologia Científica (IMC), da oficina de xadrez, de informática e de reforço semanal. Em 2011, novas oficinas integrarão o currículo, como a de artes cênicas, de músicas e de outros módulos de informática.

A Secretaria também oferece aos estudantes as refeições, uniforme, material didático e transporte escolar. Em 2010 foram oferecidas 70 vagas para o primeiro ano; em 2011, estão disponíveis 60 vagas para o primeiro ano e dez para o segundo.

Já o Centro Municipal de Idiomas atende a estudantes de 12 a 18 anos das redes pública municipal e estadual, abrindo em 2010 oitenta vagas para Inglês e oitenta para Espanhol. Os cursos gratuitos têm a qualidade endossada pelo Centro Interescolar de Línguas de Brasília, um dos mais respeitados do país.
O objetivo do programa é proporcionar oportunidade aos estudantes das redes públicas de acesso ao ensino de línguas estrangeiras, visando aumentar a chance desses jovens de ingressarem no mercado de trabalho da região e no ensino superior gratuito.