Retorno gradual das aulas na rede de ensino é elogiado por professores

25/08/2009 15:03:43 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Ana Chaffin

No Jardim Ana Benedita, crianças limpam as mãos com álcool gel

Retornaram às aulas na segunda-feira (24) o último grupo de alunos de acordo com a programação de retorno gradual ao segundo semestre letivo na rede de ensino. As turmas de Educação Infantil e os alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental já estão nas salas de aula, atendendo às recomendações de prevenção à Gripe A feitas pela Secretaria de Educação . Diretores e professores das unidades de ensino avaliaram positivamente a proposta criada e informaram que as medidas preventivas contra a nova gripe estão sendo tomadas diariamente nas escolas.

A diretora do Jardim de Infância Ana Benedita, Valéria Branco Cabral de Lima, afirmou a que o retorno gradual das aulas por segmentos de ensino ajudou as escolas a se prepararem para o correto retorno às suas atividades. “Tivemos reuniões com a secretária de educação e uma capacitação sobre prevenção contra a gripe suína. Isso nos ajudou a preparar a escola a atender corretamente nossos alunos”, explicou. A escola assiste 458 alunos em dois turnos entre três e cinco anos.

Os educadores ressaltaram ainda a compreensão com que pais e alunos estão tendo diante das ações contra o vírus H1N1. A diretora do Jardim de Infância Arco-Ìris, Cláudia Márcia Tomaz informou que os pais estão de acordo com as medidas adotadas pelos professores.

- Algumas mães nos ligam buscando informações e passamos a elas, todas as medidas que estamos executando. Ainda orientamos os pais a nos ajudarem nesse processo, evitando trazer para as escolas doces e brinquedos, pois assim nos ajudam a controlar o compartilhamento de alguns produtos, explicou.

Cláudia Márcia ressaltou que ao entrarem nas salas, os alunos têm as mãos limpas com álcool e após o lanche e refeições, lavam as mãos com sabão de coco. Os copos estão devidamente separados por nomes a fim de evitar o compartilhamento. “Ainda orientamos os pais a deixarem em casa o filho que apresentar sintomas de gripe, mesmo que seja alérgica. O momento é de prevenção”, acrescentou. Os pais se mostraram satisfeitos com a medida. “Tudo bem organizado e esclarecedor. Eles tiraram todas as nossas dúvidas e ainda podemos contribuir para ajudar a evitar qualquer problema futuro”, disse Carolina Medeiros, que tem uma filha matriculada na escola.

Mobilização da rede de ensino é elogiada pela secretária de educação

Há uma semana a secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia propôs as diretoras um somatório de esforços para o correto retorno às aulas e sua reposição. Para ela o resultado tem sido positivo. “Todos estão comprometidos com essa mobilização. São ações como essas, de integração, que colocam o município como primeiro lugar em qualidade de vida no estado. Educação também é conscientização, disse Marilena.

Para receber as crianças e jovens corretamente, a Secretaria de Educação tem abastecido as escolas com material de higienização, limpeza, e informativos. Nas próximas semanas um novo suprimento de material de higiene será entregue às unidades de ensino com o objetivo de manter as escolas abastecidas.

Eles constam de álcool, copos descartáveis, papéis toalha, escovas, sabão de coco, além de desinfetantes, vassouras, panos de chão, entre outros. A entrega dos materiais priorizou o retorno gradual das aulas. As escolas continuam adotando as medidas solicitadas pelas secretarias de saúde e educação como a proibição da freqüência dos alunos que apresentarem sintomas de gripe, salas de aula ventiladas, com portas e janelas abertas e o uso individual de copo por aluno. Todo profissional com sintoma de gripe será avaliado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.