Revitalização: Canal Virgem Santa ganha mil mudas de árvores

21/09/2010 16:52:43 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Kaná Manhães

Secretário de Meio Ambiente participou do plantio

Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) e Dia do Clima, a Prefeitura de Macaé, através da secretaria de Meio Ambiente promoveu a revitalização de uma área degradada localizada na linha azul, com o plantio de mil mudas. Trata-se da Faixa Marginal de Proteção (FMP) do canal Virgem Santa e de um afluente, que ao longo do tempo sofreram um grande desmatamento na suas matas ciliares.

A ação, que aconteceu às vésperas do início da primavera (23 de setembro), contou com a participação dos funcionários da secretaria, estudantes do colégio municipal Generino de Luna e mais de 100 trabalhadores das empresas parceiras do evento, a construtora Osborne Costa Ltda, Madaterra Terraplanagem Ltda e a Noble do Brasil Exploração e Produção, sediadas na cidade e com empreendimento naquele local, que ficarão encarregadas de fazer a manutenção das árvores.

Segundo o engenheiro agrônomo e coordenador de Arborização e Paisagismo da Semma, Flávio Sayão, o reflorestamento na FMP dos rios, córregos e canais evita o assoreamento dos seus leitos e promove outros benefícios. “Ao reflorestarmos a FMP do canal Virgem Santa estamos promovendo a contenção da erosão, restaurando a dinâmica ecológica do local e o fornecimento de alimento aos peixes e atraindo a avifauna. Na área que antes era pasto, plantamos mudas de ingá, aroeira, fícus, orelha de negro, eritrina e paineira, entre outras”, disse.

Manutenção da biodiversidade – Ao recompor o sistema e evitar o assoreamento dos canais com o plantio de mudas nas suas margens a Semma tem como meta a preservação ambiental do local, que num espaço de 10 anos estará composto, pois as copas das árvores já estarão encostadas.

- Nós estamos recuperando a FMP do canal Virgem Santa e de seu afluente com a colaboração das pessoas para dar qualidade ambiental e fazer com que o corpo hídrico não perca a sua função. Pela legislação as FMP são Áreas de Proteção Permanente (APP) assim, o compromisso da prefeitura é não permitir a fragmentação dos remanescentes que comprometem a biodiversidade e manter os serviços ambientais da Mata Atlântica com ações integradas fazendo cumprir nosso compromisso com o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica que é proteger os seres vivos que hoje estão nas vegetações nativas – disse Vaz.

Na oportunidade, o secretário de Meio Ambiente agradeceu a colaboração de todos os envolvidos na ação revitalizadora e de educação ambiental (que acontece no Dia da árvore e Dia do clima), para com o controle das cheias, a neutralização de carbono e o enriquecimento da fauna, entre outros benefícios.

Para Marlisson Lima (37), diretor da Madaterra Terraplanagem o plantio e a manutenção do canal Virgem Santa é muito importante para a conservação da natureza. “Isso que estamos fazendo aqui hoje é muito importante. Se todos os seres humanos plantassem uma árvore poderíamos viver melhor com mais ar puro e a mata conservada”, ressaltou.