Riverton anuncia climatização de escolas até o verão

31/07/2009 20:36:43 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Prefeito e vice-prefeita, que também é secretária de Educação, visitam as novas dependências da Escola Municipal de Educação Infantil Iracy Pinheiro Marques, junto com crianças

Todas as escolas da rede municipal de educação terão ar condicionado nas salas de aula até o primeiro trimestre de 2010. A afirmação foi feita pelo prefeito Riverton Mussi, que inaugurou, ao lado da secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, a primeira escola climatizada da rede, Escola Municipal de Educação Infantil Iracy Pinheiro Marques, no início da noite desta sexta-feira (31), na Barra de Macaé. A escola também possui microfones para facilitar o trabalho dos professores.

- No ano que vem, com o calor forte, todas as escolas estarão climatizadas – afirmou o prefeito, informando ainda que o novo uniforme das crianças, com camiseta, short, casaco, tênis, meias e mochila, será entregue para os 40 mil alunos da rede. Riverton lembrou que a unificação dos três níveis de educação – Fundamental, Médio e Superior – proporcionou uma continuidade no ensino na cidade. “Em Macaé, investimos do Ensino Infantil à graduação”, disse.

De acordo com o prefeito, em uma parceria com a Casa do Caminho, será entregue a nova escola do Jardim Aeroporto, de educação infantil. Já no Barreto, a nova escola terá do Ensino Infantil até o Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA) com 20 salas de aula e biblioteca.

- Estamos começando o projeto para duas grandes escolas no Lagomar, além da escola que vai funcionar nas dependências do Estádio Cláudio Moacir – pontuou Riverton, citando que no Ensino Superior, a prefeitura mantém a Cidade Universitária, além de disponibilizar a Bolsa Universitária, o Transporte Social Universitário (TSU) e o estágio remunerado. “Também disponibilizamos o passe escolar, além do transporte de alunos”, acrescentou.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, informou que 124 alunos de dois e três anos se preparam para voltar ao segundo semestre nas seis salas de aula da Escola Municipal de Educação Infantil Iracy Pinheiro Marques no dia 17 de agosto nos turnos da manhã e da tarde. “É emocionante inaugurar a primeira escola de nossa gestão”, observou, completando que novas duas salas de aula serão construídas na unidade.

Marilena fez uma homenagem para Iracy Pinheiro, que dá nome à escola, e destacou a importância da professora, já falecida, para o município. “A educação infantil constrói a personalidade do cidadão. Iracy sempre inovou e criou uma nova maneira de ensinar, foi uma guerreira”, disse.

A secretária de Educação salientou que as escolas são instrumentos de desenvolvimento da cidadania e através dos mutirões do projeto “Minha Escola Querida”, as unidades estão sendo transformadas. “Este é o início de uma série de muitas escolas que vamos inaugurar juntos”, observou Marilena Garcia, ressaltando a importância de alunos, educadores e a comunidade cuidarem da escola.

- A escola não é do prefeito, não é minha, é do coletivo, do bairro, por isso tem que existir a arte do cuidado - frisou a também vice-prefeita, lembrando que a prefeitura busca eliminar os aluguéis de imóveis onde funcionam escolas, para que o município tenha estrutura física permanente para unidades escolares.

Escola terá playground e grade para garantir segurança das crianças

Durante a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Iracy Pinheiro Marques, o prefeito Riverton solicitou à equipe a instalação de um playground para as crianças, além da grade para garantir a segurança dos alunos. O parquinho será em fibra de vidro, semelhante ao que é usado nas praças municipais. Na inauguração estiveram presentes diversos familiares de Iracy Pinheiro Marques.

A representante da família, Maria Luíza Pinheiro, fez um discurso emocionado lembrando a trajetória de educadora de Iracy Pinheiro. “Iracy é uma personagem inesquecível de Macaé tamanha a dedicação para a educação. Ela foi professora do Matias Neto, diretora do Ana Benedita, dinâmica e dedicava seu tempo a transmitir os ensinamentos para seus alunos”, disse.

Segundo Maria Luíza, uma das práticas de Iracy era auxiliar os pais de alunos que tivessem alguma dificuldade de comunicação com os filhos. “Ela lecionou no Colégio São José e em sua casa, recebia alunos que tinham dúvidas em português, matemática e tantas outras matérias. Iracy preparou diversos jovens para o concurso de admissão ao ginásio”, acrescentou, citando a importância da contribuição do parente da família, José João Neto, para a inauguração da escola.

A subsecretária de Educação Infantil, Márcia Branco, analisou que pesquisas científicas indicam a importância da educação nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento da criança. “A prefeitura preparou um pacote de presente para o aniversário de 196 anos de Macaé e a inauguração de duas escolas de educação infantil está incluída, com mobiliário adequado, colorido e tudo ao alcance das crianças”, comentou.

Para Silvani Costa, de 30 anos, mãe do aluno da escola, Tito Nilton, de três anos, a escola vai estimular o aprendizado. “Ficaram ótimas as instalações da escola, tenho certeza que os alunos vão adorar”, comemorou. O presidente da Associação de Moradores da Barra, Rogério Flores, a diretora da escola, Andrea Garbelini, os vereadores Lúcio Mauro e Ronaldo Gomes, a subchefe de gabinete, Milmar Madureira, secretários municipais e a comunidade em geral participaram da inauguração.