Riverton anuncia lan house pública na inauguração da praça do Campo Grande

03/04/2009 11:38:35 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Bruno Campos

Primeira inauguração de praças da semana foi no Campo Grande, na quinta-feira à noite

Os irmãos Rafael, de 12 anos e Israel, de um ano e cinco meses, têm uma diferença grande de idade. Na hora de brincar, o mais velho prefere o futebol e o mais novo, vai para o parquinho. O que os aproxima, na hora do lazer, é o local escolhido para as brincadeiras: a Praça Edigar dos Santos Morais, no Campo Grande, área de 4,2 mil metros quadrados inaugurada na noite desta quinta-feira (2) pelo prefeito Riverton Mussi. Na cerimônia, o prefeito anunciou a implantação de uma lan house pública no local, para ampliar o projeto de inclusão social e digital das crianças e adolescentes do bairro.

- Queremos dar oportunidade de crianças, jovens e adultos terem acesso à internet, por isso, além das lan houses públicas, estamos instalando o sistema de banda larga em diversos pontos do município como parte do Aeroporto e da Região Serrana e nosso objetivo é levar a rede para toda a cidade até o final do nosso mandato – comentou o prefeito.

A lan house pública do Campo Grande será mais um equipamento comunitário que adolescentes como Rafael poderão aproveitar. Os pais Luciana Ribeiro, de 30 anos e Leonardo Gomes, de 29 anos, aprovaram a infraestrutura preparada pela prefeitura na praça. “A iluminação e o playground são ótimos. Todo final de tarde viemos aqui”, contou Leonardo.

Riverton pontuou na inauguração que todas as obras que estão em andamento no município vão continuar, mesmo com a queda na arrecadação dos royalties em função da crise mundial. Ele citou a macrodrenagem, que visa acabar com os pontos de alagamento em toda a cidade. “Estamos fazendo a abertura para o escoamento da água, abrindo os pontos de estrangulamento, como na Avenida Antonio Curvello Benjamin e na Linha Vermelha”, citou o prefeito, falando diretamente para os moradores do Campo Grande, local que concentra água pluvial em dias de muita chuva por ser uma grande baixada.

Na primeira fase da macrodrenagem estão sendo investidos R$ 40 milhões e inclui intervenções nos pontos de baixada mais críticos da cidade, como o Novo Cavaleiros e Imboassica, além do Campo Grande, entorno e Nova Holanda. Na inauguração, a vice-prefeita Marilena Garcia ressaltou que a Praça Edigar dos Santos Morais se consolida como um instrumento de inclusão social e não apenas um local de encontros.

- Essa praça é um espaço educativo, que ficará ainda mais completa com a lan house pública. Outro projeto educacional para o local é implantar o Contadores de História, que vai começar com a história do Edigar dos Santos Morais, que dá o nome à praça – afirmou Marilena Garcia, que foi abraçada pela viúva de Edigar, Rosali, representante da família na solenidade. A vice-prefeita também defendeu a participação da mulher na esfera do poder público.

Presidente da Associação de Moradores
diz que praça é aguardada há 25 anos

A presidente da Associação de Moradores do Campo Grande, Jociléia Ribeiro, a Jô, destacou que a quadra poliesportiva e o parquinho infantil têm expressiva aceitação por parte dos moradores. “Há 25 anos esperamos essa praça e agora foi feita uma obra maravilhosa”, comemorou.

O secretário de Obras, Tadeu Campos, detalhou que a prefeitura fez o aterro da área, a infra-estrutura com a drenagem, construiu a quadra poliesportiva, o centro comunitário, além do playground com brinquedos de fibra e toda a praça com técnicas de paisagismo e jardinagem. A iluminação é composta por postes galvanizados de nove metros de altura com três pétalas luminárias com lâmpadas de 150 Watts cada. Em relação à macrodrenagem, Tadeu lembrou que a prefeitura está fazendo o alargamento do Canal da Avenida Fábio Franco, o que vai beneficiar diretamente o Campo Grande.

- A praça vai atender não só a comunidade do Campo Grande, mas também os moradores do Morubá, Sol y Mar e adjacências – acrescentou Campos. Também presentes na inauguração, os vereadores Lúcio Mauro e Zezinho Crespo destacaram a importância de áreas de lazer para a comunidade. O pastor Carlos Roberto Braga concedeu uma benção para que a praça seja um espaço de entretenimento e paz para a população.

Audio

Entrevistado: Prefeito Riverton Mussi // Jociléia Ribeiro Presidente da Ass: de Moradores
Reporter: Wilton Santos