Riverton busca aquecer economia com mais empresas para Macaé

16/06/2009 20:41:29 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Empresários ouvem do prefeito e do secretário de Desenvolvimento Econômico potencial da cidade para grandes empreendimentos

Na noite do primeiro dia da Brasil Offshore, o prefeito Riverton Mussi mantém contato com empreendedores nacionais e internacionais e visita estandes de empresas que já estão instaladas em Macaé, outras que ainda não têm linha de produção na cidade e companhias em busca de local de instalação. Riverton, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos, e do subsecretário da pasta, Edmilson Gonçalves, percorreu os pavilhões da feira, conferiu as novidades do setor de petróleo e gás e conduziu reuniões de negócios.

- Estamos satisfeitos em conferir o crescimento da feira Brasil Offshore, que registra aumento de 15% em relação à última edição. Estamos conversando com as delegações estrangeiras e mostrando as potencialidades da cidade. Macaé é o pólo do petróleo nacional, centro de suporte das atividades de petróleo e gás da Bacia de Campos e se consolida como uma referência dentro do setor no mundo – afirmou o prefeito.

Uma das reuniões que Riverton participou foi com empresários da 3M – empresa do mercado de petróleo, petroquímico e gás. A 3M se instalou no Brasil em 1946, em Campinas, e atualmente possui cinco fábricas, situadas em Sumaré, Ribeirão Preto, Itapetininga, Mairinque e Manaus. A companhia possui mais de 50 mil produtos, comercializados em mais de 200 países.

- Mostramos as vantagens da instalação da empresa em Macaé, onde estão as grandes multinacionais do petróleo e gás e cerca de 3,5 mil empresas do setor. Temos uma legislação municipal que oferece incentivos fiscais e a cidade possui potencial para abrigar novos empreendimentos – comentou o prefeito.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos, o objetivo é firmar uma carta de intenções com a empresa e viabilizar incentivos municipais, além da tentativa de incentivos estaduais e federais.

Durante a tarde, parte da visita do prefeito aos estandes foi acompanhada pelo gerente geral da Petrobras, Jose Airton; o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio, Júlio Bueno; diretores do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), da Organização Nacional da Industria do Petróleo (Onip), além de outras autoridades.