Riverton conversa com Crivella sobre novo método construtivo de casas

15/07/2009 02:19:03 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Janira Braga

Prefeito de Macaé participa de Marcha em Defesa dos Municípios e aproveita para cumprir agenda política no Senado

BRASÍLIA – Implantar um modelo construtivo de casas populares que seja prático, rápido e dê conforto para a família. Essa foi uma das pautas da conversa entre o prefeito Riverton Mussi e o senador Marcelo Crivella no Senado Federal, nesta terça-feira (14), em Brasília (D.F.). Riverton também conversou com o senador sobre a luta dos prefeitos das cidades produtoras de petróleo para a manutenção da Lei do Petróleo e a importância de parlamentares fluminenses apoiarem a causa.

Pelo projeto conversado com Crivella, as casas populares são construídas com materiais de construção de primeira linha e em curto prazo. “A Política de Habitação de Interesse Social da prefeitura de Macaé quer intensificar ainda mais a construção de moradias. Temos projetos para a Região Serrana, para os servidores municipais e incluímos Macaé no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, do governo federal. Além disso, vamos implantar outra Fábrica de Tijolos ecológicos, que dá ritmo à construção de unidades habitacionais”, pontuou o prefeito.

Crivella informou que inseriu por emenda parlamentar R$ 1 milhão para o projeto em Macaé. “Já entrei com a emenda parlamentar. Só falta a liberação do governo, que deve ocorrer agora, logo após o recesso. É o que está prometido. Caiu a arrecadação federal, o governo atrasou a liberação das emendas parlamentares de deputados e senadores. Mas está programada para começar em agosto”, detalhou.

Segundo o senador, o recurso liberado fica na Caixa Econômica Federal para ser destinado ao município. “Em seguida começa a liberação dos recursos para iniciar a obra. Há interesse do prefeito de usar esse método construtivo. O bom dessas casas é que elas podem ser construídas em poucos dias e com um preço razoável”, ressaltou.

FRADE - Riverton informou que a prefeitura vai enviar o projeto para o governo federal e disponibilizar a área para a construção das moradias, além de fazer a infraestrutura urbana do terreno. A ideia é que os recursos sejam aplicados no projeto habitacional para o distrito do Frade.

- Esse será mais um projeto habitacional consolidado com o governo federal. A próxima entrega em parceria com a Caixa Econômica Federal é dos 496 apartamentos do Programa de Arrendamento Residencial, construídos no Novo Cavaleiros – afirmou o prefeito, lembrando que a Política Habitacional da prefeitura foi destaque em Brasília, ao receber, por conta da criação do Condomínio Cidadão, o prêmio de Selo Cidade Cidadã. No condomínio do bairro Ajuda moram 307 famílias que viviam em área de risco.

Para o secretário de Governo, André Braga – que participou da reunião com Crivella junto com o secretário de Fazenda, Cassius Ferraz – o projeto habitacional conversado com o senador faz parte do objetivo da prefeitura de fornecer opção de moradia para a população de menor renda.

- Em todos os projetos habitacionais que a prefeitura entregou, as casas e apartamentos foram construídos em terrenos dotados de infraestrutura completa, para dar conforto e tranqüilidade para os moradores. O projeto com Crivella e o governo federal vai representar mais um ganho na política habitacional para o município – observou André Braga.

Senador analisa crescimento de Macaé

O desenvolvimento vertiginoso de Macaé nos últimos anos – a cidade cresceu 600% na última década – foi citado pelo senador. “Macaé foi invadida por muitos migrantes na esperança de que pudessem encontrar na cidade uma vida melhor em função da expansão econômica. Até que isso ocorra, até que eles tenham treinamento e formação para que sejam absorvidos na indústria do petróleo, é preciso investir em habitação popular. Essa opção para o programa de habitação de Macaé será um exemplo para toda a região”, disse.

Das 1.152 casas e apartamentos já entregues pela prefeitura desde 2005, 14 foram para moradores do Lagomar, 32 para mulheres chefes de família, 47 para ex-moradores da Ilha Colônia Leocádia, 256 do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) no Bosque Azul, 307 no Condomínio Cidadão 1 e 2, na Ajuda e 496 no PAR do Novo Cavaleiros – em fase de liberação.