Riverton fortalece parceria com governo federal

07/08/2009 18:59:17 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Prefeito destaca importância da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres ficar ao lado da Delegacia Legal

O bom relacionamento entre os governos municipal e federal ficou mais fortalecido nesta sexta-feira (7). No terceiro aniversário da Lei Maria da Penha, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, visitou Macaé, onde, junto com o prefeito Riverton Mussi e a vice-prefeita e secretária de Educação Marilena Garcia, cumpriu agenda das 9 às 13 horas.

O primeiro compromisso da ministra foi no gabinete do prefeito, onde que foi recebida por mulheres que fazem parte do governo: além de Marilena, a chefe de gabinete Elma Mussi, a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Vânia Deveza e a presidente de honra dos grupos da terceira idade, Margarida Mussi. Os vereadores Zezinho Crespo e Carlos Emir Júnior também participaram.

As políticas públicas municipais voltadas para as mulheres foram abordadas pelo prefeito Riverton Mussi, que destacou projetos feitos para a mulher, como o Condomínio das Mulheres Chefes de Família, o Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, o disque-mulher, a implantação da projeção da 123ª Delegacia de Polícia Civil nas dependências da subsecretaria e os novos cursos de capacitação.

- A prefeitura vai disponibilizar seis novos cursos de capacitação para as mulheres, todos na área de construção civil, para valorizar a habilidade das mulheres – disse o prefeito, citando a importância da conquista da mulher no mercado de trabalho. Já presidente de honra dos grupos da terceira idade, Margarida Mussi, ressaltou a expressiva participação da mulher nos grupos da chamada “melhor idade”.

Subsecretaria de Políticas para as Mulheres
ficará ao lado da Delegacia Legal

Após o encontro no gabinete, Nilcéia Freire participou com Riverton do início da reforma e ampliação das novas instalações da subsecretaria de Políticas para as Mulheres, ao lado da Delegacia Legal. “As obras já começaram, devem durar dois meses e em seguida nossa equipe migra para a nova subsecretaria, facilitando o acesso das mulheres que vêm à delegacia fazer o registro de ocorrência. Sabemos que ser recebida por mulheres que escutam e acolhem no momento da dor é importante, por isso é fundamental estarmos perto da delegacia”, disse Vânia Deveza.

Segundo a subsecretária, no aniversário de três anos da Lei Maria da Penha, é importante a conscientização da população da lei diferenciada para mulheres. “Agradecemos também aos participantes da gincana jovem que estão nos ajudando a trabalhar a conscientização da não violência contra a mulher”, afirmou.

A vice-prefeita Marilena Garcia fez uma análise sobre o ciclo de desenvolvimento de Macaé nos últimos anos e pontuou que a maior vítima dos processos de impacto é a mulher. “Mas hoje um novo tempo está sendo construído. A prefeitura desenvolve programas importantes para a mulher, como os novos cursos, cujas aulas começam no próximo dia 24”, informou.

A evolução das políticas públicas em Macaé, voltadas para a mulher, foi elogiada pela ministra Nilcéia Freire. “Macaé está ampliando as possibilidades de atendimento às mulheres vítimas de violência. Hoje a prefeitura de Macaé lança a ampliação da subsecretaria da Mulher e do Centro de Atendimento à Mulher, ao lado da Delegacia Legal, onde há um Núcleo de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência. É a possibilidade de fazer um trabalho integrado”, disse.

Para a ministra, o trabalho desenvolvido em Macaé tem a mesma ideologia da secretaria nacional. “É tudo que preconizamos dentro do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher: que todo atendimento seja feito em rede, ou seja, de maneira integrada para que as mulheres possam ter prevenção, segurança e a punição de seus agressores”, ressaltou.

O prefeito Riverton Mussi frisou a importância da participação da gincana jovem na divulgação da Lei Maria da Penha, que coíbe a violência doméstica e familiar contra a mulher. “A conscientização do jovem dá fruto para as políticas públicas para a mulher”, disse.

De acordo com Riverton, o imóvel ao lado da Delegacia Legal onde vai funcionar a subsecretaria, inicialmente seria destinado para a Polícia Civil, mas devido à importância do atendimento à mulher ser próximo da Delegacia, foi feita a mudança do projeto. “Juntos, vamos divulgar a Lei Maria da Penha e lutar pelo fim da violência contra a mulher”, conclamou.