Riverton: ‘Construções são importantes, mas o cidadão é sempre muito mais’

30/07/2009 00:49:33 - Jornalista: Janira Braga

Qualificação da mão-de-obra e investimento no desenvolvimento humano. Com base nesses eixos, o prefeito Riverton Mussi expôs um dos objetivos de seu governo, durante pronunciamento na sessão solene do Legislativo, que comemorou os 196 anos de emancipação político-administrativa de Macaé.

A sessão, realizada no auditório do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, reuniu todos os vereadores, os agraciados com os títulos de cidadão macaense e mérito político, representantes do Judiciário, das Forças Armadas, além de secretários e políticos da região, como a prefeita de Campos, Rosinha Matheus.

- Neste dia que comemoramos os 196 anos de emancipação de Macaé, o momento é de felicidades. Macaé é uma cidade atípica, que passou por um crescimento vertiginoso nos últimos anos. Um exemplo é que a cada ano, absorvemos quatro mil novos alunos na rede municipal. E para o governo, as construções são importantes, mas o cidadão é sempre muito mais – afirmou o prefeito.

O governador Sérgio Cabral e o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, que não puderam comparecer à cerimônia, recebem nesta quinta-feira (30) de manhã, em Macaé, os títulos de cidadãos macaenses.

- Firmamos uma parceria com o Governo do Estado e a União nunca vista antes em Macaé – citou o prefeito. Nesta quinta, o governador visita a cidade e inaugura a Delegacia Legal dentro de um novo sistema de investigação de polícia judiciária e lança as obras de recapeamento asfáltico das estradas que ligam à região serrana: a RJ-162 e RJ-168.

No discurso, o prefeito também pontuou a importância do aumento na arrecadação de recursos próprios em um momento de crise financeira internacional, que causou queda no repasse dos royalties. “Quando assumimos, em 2005, os royalties representavam 60% do orçamento e os recursos próprios, 40%. Hoje, beiramos ao índice de 70% de próprios, contra 30% de royalties. Mesmo com o ‘dever de casa’ cumprido, é fundamental que lutamos para a manutenção da Lei do Petróleo. E temos certeza de que Lula vai olhar para a mudança na lei não ocorrer”, disse.

Riverton elogiou também a atuação do ex-comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, Alexandre Fontenelle - um dos agraciados com o título de cidadão macaense – que contribuiu para a queda do Índice de Homicídios na Adolescência. Segundo pesquisa realizada pelo UNICEF, Macaé – que no período de 1999 a 2004 era considerada a quinta cidade mais violenta do país em homicídios de jovens – figura em 53º lugar, entre os 267 municípios brasileiros pesquisados com base no ano de 2006. “As parcerias vão continuar para a redução do índice”, acrescentou.

Durante a sessão solene, o vereador Zezinho Crespo discursou em nome da Câmara e destacou a importância do Poder Legislativo. “A Câmara visa legislar e fiscalizar as ações do Executivo”, disse. O presidente da Casa, Paulo Antunes, frisou a importância da união para as ações em favor do município. Já o vereador Luiz Fernando Borba Pessanha homenageou todos os agraciados com o título e explicou como é feita a escolha dos nomes. “O vereador indica e a Câmara aprova ou não”, detalhou Pessanha, acrescentando que o desenvolvimento do município deve ser calcado fora de questões partidárias.