Roda Viva da Cultura comemora primeiro aniversário

16/10/2008 13:26:47 - Jornalista: Andréa Lisbôa

O Roda Viva da Cultura festeja seu primeiro aniversário dia 4 de novembro. Antecipando as comemorações, a Fundação Macaé de Cultura leva à praça principal do bairro Parque Aeroporto o show do cantor macaense Lian e sua banda com bailarinas. A partir das 19h desta sexta-feira (17), Lian vai animar o bairro com forró e sertanejo, enquanto artesãos da cidade expõem seus quitutes na feirinha culinária. Às 20h30 a banda Nosso Prazer continuará à festa.

Lian apresenta repertório de canções de Bruno e Marrone, Zezé de Camargo e Luciano, César Menotti e Fabiano, além de composições próprias. Ele já se apresentou em programas de grande audiência da televisão brasileira, como o “Domingão do Faustão”, nos quadros “Se Vira nos 30” e no Concurso de Covers, e também no Programa Raul Gil. Ele promete agitar a praça.

Há quase um ano estreava o Roda Viva da Cultura no Terminal da Barra de Macaé, com programação diversificada para toda família: “Roda dos Brincantes Festeiros”, com Juliana Manhãs, o show “Pulitrica vai à praça”, com Léo Carnevale, e o show de jazz da banda macaense “Instrumental 2º Set”.

Em 2007, o Roda Viva da Cultura passou também pelos bairros Visconde de Araújo, Imbetiba, Aroeira e Aeroporto, em praças e escolas. Em 2008, em novo formato, contratou exclusivamente artistas da cidade, com objetivo de gerar renda para os profissionais do município, além de valorizar a arte local. Em abril, subiu a serra macaense, levando a peça infantil “João e Maria”, produzida por atrizes formadas pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, ao Sana.

Nesse mesmo mês, esteve na Barra de Macaé e estreou sua apresentação semanal no Terminal Central. A partir de maio, além de voltar ao bairro Visconde de Araújo, passou a estar toda terça-feira, a partir das 17h, no Terminal Rodoviário Central, com atrações diversificadas.

Em junho, o Roda Viva da Cultura adotou uma programação fixa: às terças-feiras, no Terminal Central, e quinzenalmente às sextas-feiras, a partir das 19h, na praça principal do Parque Aeroporto, durante a feirinha alimentícia dos artesãos locais. Com esse novo formato, conquistou um público fiel, dando acesso gratuito à população a eventos culturais de qualidade e despertando a platéia para o valor dos artistas da cidade.

Os principais objetivos do projeto são fomentar a cultura local, instrumento de inclusão social e geração de trabalho e renda, além da descentralização e democratização da cultura. Várias vertentes culturais e estilos foram acolhidos pelo Roda Viva da Cultura. “Falar do Roda Viva da Cultura é falar de cultura para todos. Vai à rua e atinge a todas as faixas etárias. Sai da Fundação Macaé de Cultura e chega às comunidades”, disse a presidente da Fundação, Conceição de Maria Rosa.

Ela informou que a partir do próximo ano, o projeto, coordenado por Débora Magalhães, será mantido no Terminal Central e no Parque Aeroporto e será incluído outro bairro. Além disso, o Roda Viva da Cultura será estendido às escolas. “Se ampliarmos o Roda Viva da Cultura, transformaremos esse projeto em um Ponto de Cultura, projeto patrocinado pelo Governo Federal.”, considerou Conceição.