Rodeio Tony Nascimento apresenta projeto ‘Cowboy do Futuro’

27/07/2007 23:06:56 - Jornalista: Janira Braga

O Projeto Cowboy do Futuro encantou o público na noite desta sexta-feira (27), na Exposição Agropecuária, Turística, Comercial e Industrial de Macaé, a Expo Macaé 2007, que é promovida até domingo (29) no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. Crianças montaram em carneiros da raça Tecsel e mostraram que têm talento para o esporte.

O peão Ricardo Ferreira explicou que o rodeio Tony Nascimento é completo, ou seja, une a modalidade touro e a modalidade cutiano (cavalo). “Temos que ficar oito segundos em cima do cavalo, se não ficarmos, a pontuação é menor. No final do rodeio, os cinco peões que têm a melhor pontuação dos 15 peões que competem utilizando cavalos ganham e a da mesma maneira acontece com a competição dos touros”, informou.

Uma das profissões mais difíceis dentro de um rodeio é o salva-vida – trata-se do profissional que se veste com roupas coloridas para distrair o touro. Um dos salva-vidas do Rodeio Tony Nascimento presente na Expo 2007 é Alessandro Pontes, conhecido como Mocotó. “Após oito segundos de montagem, temos a responsabilidade de chamar a atenção do touro para o peão descer”, disse.

Segundo o salva-vidas de peão, uma das situações mais complexas acontece quando a mão do peão agarra no touro. “Em alguns momentos, chego a me posicionar entre o peão e o touro para tirar o cowboy daquela situação. Medo todo mundo tem, mas enfrento”, afirmou.

Um dos cinco médicos de plantão na madrugada desta sexta para sábado, Ricardo Goulart, informou que todo o aparato médico está pronto para utilização tanto no rodeio, quanto na Expo de forma geral. São duas UTIs e quatro ambulâncias básicas. “Estamos prontos para prestar serviço desde lesões na coluna cervical até parada cardíaca e infarto”, observou.