Rodovia Amaral Peixoto recebe visita técnica do DER

06/11/2009 17:26:33 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Ana Chaffin

DER e Mactran estudam maneiras de melhorar trânsito no local

A assessora especial de Planejamento do Departamento de Estradas de Rodagem(DER/RJ), Elizabeth Paiva, acompanhada da equipe técnica da Aecretaria municipal de Mobilidade Urbana/Mactran conheceu nesta sexta-feira (6) os pontos de estrangulamento do tráfego em seis locais da RJ 106. O objetivo da visita foi estudar a viabilidade de melhorias no trecho.

Os pontos críticos que são objetos de propostas da autarquia para obras emergenciais de alargamento das pistas e construção de retornos são Posto Shell, Instituto Federal Fluminense (IFF), acesso aos bairros Mirante da Lagoa e São Marcos, Fazenda Guanabara, em frente à Churrascaria Galope e Fazenda Mutum.

Após a visita aos locais, Elizabete Paiva emitiu parecer. Segundo ela, ainda serão necessários alguns estudos mais detalhados para que as mudanças aconteçam, mas, que serão levadas em consideração as propostas apresentadas pela Mobilidade Urbana/Mactran como soluções de trafegabilidade no local.

- Em princípio, as propostas da prefeitura de Macaé devem ser levadas em consideração. Mas, tenho de fazer um estudo mais detalhado de cada local, levando em conta os levantamentos topográficos, as perdas – retirada e transferência de postes, por exemplo – além do nivelamento dos terrenos ao longo da via.

Laismeire Meirelles reforçou as propostas nos locais, com base no tempo que o motorista leva para alcançar retornos distantes de sua saída. “No trecho que queremos modificar, que tem 5,8Km, já medimos um fluxo de 1,6 mil veículos nos dois sentidos nos horários de pico – de 6h às 9h e 17h às 19h”.
Ainda segundo Laismeire, as intervenções são necessárias em razão da rodovia ser um dos principais eixos viários do município, com movimento diário de 700 carretas do Parque dos Tubos ao Trevo da Petrobras, na Praia Campista e um volume de carros que chega a ultrapassar o número de 10 mil veículos diariamente, neste trecho.

Participaram ainda da visita o diretor da Divisão Sul de Estudos de Trânsito, Alberto Caruso; a assessora de estudos e projetos da Mobilidade Urbana, Cláudia Márcia; o gerente de Mobilidade Urbana da Câmara Permanente de Gestão, Jorge de Brito Batista e o topógrafo da secretaria municipal de Obras, José Roberto.