Salas de aulas climatizadas da rede municipal de Macaé são pioneiras na região

30/03/2009 18:09:42 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Divulgação

Marilena visitou várias escolas nesta segunda

As salas de aula climatizadas da futura Escola Municipal Professora Iracy Pinheiro Marques, onde funciona o Jardim de Infância Juventino Pacheco, no espaço da Agrape, foram reconhecidas pela secretária municipal de educação e vice-prefeita de Macaé, Marilena Garcia, como modelos para a rede pública da região.

A visita as salas foi realizada nesta segunda-feira (30), durante mais uma caravana da Educação “Minha Escola Querida” que consiste no monitoramento das obras emergenciais que a prefeitura de Macaé está realizando desde fevereiro nas escolas da rede.

As salas foram construídas no espaço da Agrape, durante 12 dias incluindo o carnaval, para abrigar emergencialmente os alunos do Jardim de Infância Juventino Pacheco, que devido à alta procura estava com falta de espaço para atender a demanda.

Hoje, as salas se tornaram modelo devido à infra-estrutura e capricho da obra. Os espaços são climatizados, devidamente equipados, com cozinha, refeitório, sala de vídeo e biblioteca. Está em construção a secretaria, sala da direção e mais banheiros.

A secretária Marilena Garcia anunciou que o prefeito Riverton Mussi decidiu que ao invés de ser um prosseguimento do Jardim de Infância Juventino Pacheco, nos próximos meses, esta nova infra-estrutura será inaugurada com o nome Professora Iracy Pinheiro Marques.

“Reconhecemos o trabalho da empresa Proforma de ter feito em 12 dias a primeira escola climatizada da rede pública de Macaé. Esta é a comprovação do compromisso do prefeito Riverton Mussi com a educação”, destacou Marilena Garcia.

A secretária visitou as salas de aula construídas no espaço da Agrape, na Barra; o Colégio Wolfango Ferreira, a Escola Pré-Escolar Aeroporto, o Colégio Zelita Rocha e o Colégio Dr Cláudio Moacir.
No Colégio Wolfango Ferreira está sendo trocado o telhado e feita à impermeabilização das calhas. Na Escola Pré-Escolar Aeroporto, o telhado já foi substituído, e no Colégio Zelita Rocha a troca do telhado está em execução. No Colégio Dr Cláudio Moacir os reparos serão iniciados.

Em fevereiro, a prefeitura iniciou as obras emergenciais de 13 unidades escolares da rede municipal de ensino. Desde a sexta-feira de carnaval, um dia após a publicação em Diário Oficial, estão em execução. A iniciativa do prefeito Riverton Mussi tem como objetivo colocar todas as 113 instituições escolares da prefeitura em condições ideais de espaço físico e logístico para atender todos os alunos.

As 13 escolas que estão recebendo as obras são: Creche Escola Municipal Imboassica, Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, Escola Municipal Professora Maria de Oliveira Araújo Franco, Creche Escola Municipal Visconde de Araújo, Jardim de Infância Áttila de Aguiar Maltez Júnior, Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon, Escola Municipal Pré-Escolar Parque Aeroporto, Creche Escola Municipalizada Nossa Senhora da Conceição, Colégio Municipal José Calil Filho, Colégio Municipal Engenho da Praia, Escola Municipal Ormy Moura Marinho, Colégio Municipal Pedro Adami e Jardim de Infância Anna Benedita da Silva Santos.