Sana recebe o primeiro festival de música instrumental neste fim de semana

23/06/2009 16:55:24 - Jornalista: Francisco Barbosa - estagiário

Foto: Divulgação

O saxofonista Mauro Senise se apresentará acompanhado do pianista Itamar Acieri

O distrito do Sana será o principal destino dos apreciadores da boa música neste final de semana, quando acontece a primeira edição do “Santa Instrumental Festival”, que terá apresentações de grandes nomes do cenário da música mundial. Toda a programação será realizada no Espaço Cria Sana, com entrada franca. O evento acontece de sexta-feira (26) a domingo (28).

O festival é uma promoção das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. A expectativa é atrair um grande número de pessoas que, durante os três dias do evento, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história musical do distrito, além de conferirem shows aclamados pela crítica.

Na sexta-feira (26), o festival começa, às 20h, com concerto de percussão dos músicos Dom Chacal e Jakaré, e contará com a participação especial do Núcleo de Percussão do Sana. Durante o show, será exibido documentário sobre a Sociedade Musical Nova Aurora e da banda do distrito que existiu em 1922.

Já no sábado (27), o flautista e saxofonista Mauro Senise se apresentará acompanhado do pianista Itamar Acieri, com início às 20h. Mauro destacou-se por sua refinada técnica e virtuosismo no famoso grupo de jazz “Cama de Gato”. Ele interpretará canções dos seus dois mais recentes trabalhos, em homenagem aos músicos Edu Lobo e Dolores Duran.

Ainda no mesmo dia, o público confere show de Victor Biglione, considerado um dos guitarristas mais importantes da atualidade, apresentando as músicas do CD “Uma guitarra no tom: Tributo a Tom Jobim”, juntamente com o contra-baixista Sérgio Barroso e o baterista André Tandeta.

O festival termina domingo (28), com a Orquestra Sinfônica Villa-Lobos e 45 figurantes, que prestarão homenagem ao músico que leva o nome da orquestra, fechando também a exposição “Villa Lobos: o compositor das Américas”, na Casa de Cultura Emílio Gato.

Quem desejar obter mais informações, poderá entrar em contato com a organização do evento, através dos telefones (22) 2793-2641 e 9234-6391.

Como chegar?

Hoje, o distrito do Sana tem grande infra-estrutura para o turismo. Possui várias opções de pousadas e restaurantes, além de áreas de campings com capacidade para receber um bom número de visitantes. Para chegar ao distrito, a melhor opção é seguir pela BR-101 até Casimiro de Abreu. Chegando lá, é possível ir de ônibus, van ou táxi no trajeto de aproximadamente 25 quilômetros e cerca de 80% dela com asfalto. Reservas de hospedagem podem ser feitas pelo site www.portaldosana.com.br.