Saúde: agentes de endemias recebem novo uniforme

10/09/2009 16:00:04 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Robson Maia

Prefeitura realiza trabalho permanente de combate à dengue, com visitas domiciliares e ação educativa.

Os agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses da secretaria de Saúde de Macaé receberam esta semana novos uniformes, visando uma melhor identificação dos profissionais junto à comunidade. O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso ressalta que além da camisa com novas estampas, os agentes possuem crachá de identificação com nome e matrícula

- É importante que todos estejam devidamente identificados, pois estes profissionais entram na casa das pessoas para orientá-las a encontrar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de outras ações, disse.

O diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos acrescenta que atualmente o centro conta com 176 agentes. “Os agentes continuam vestindo camisa pólo branca. O que mudou na verdade foi o acréscimo da logo do CCZ, mostrando todos os serviços de combate às endemias”, falou.

Os serviços realizados pelo CCZ serão representados com imagens de animais que são vetores de algumas zoonoses mais comuns. Os supervisores de campo também estão utilizando um novo colete com o mesmo logotipo.

Prevenção - O trabalho de combate à dengue vem sendo realizado continuamente pela prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Saúde. O esforço para eliminar os criadouros do mosquito transmissor da doença mobiliza a participação da população e de diferentes setores governamentais, através de um trabalho interdisciplinar.

- Nossa equipe está atenta a todas as ações que estão acontecendo em todo município. Além do trabalho de campo, as ações em conjunto com a população através da sociedade civil organizada, além da informação que é de fundamental importância para obtenção de baixos índices de infestação do inseto, alertou o secretário de Saúde Eduardo Cardoso.