Saúde amplia uso de biolarvicida cubano no combate à dengue

22/02/2005 17:14:10 - Jornalista:

A partir de abril mais sete bairros de Macaé contarão com um novo aliado no combate ao mosquito transmissor da dengue (aedes aegypti). Trata-se do Bactivec, larvicida biológico líquido fabricado pelos Laboratórios Biológicos e Farmacêuticos (Labiofam), de Cuba.

A secretaria de Saúde de Macaé, vem testando o biolarvicida no bairro Nova Esperança, desde novembro de 2003, e obteve resultados eficazes na eliminação das larvas. De acordo com a gerente da Divisão de Zoonoses, da Coordenação de Saúde Coletiva, Cristina Pereira, o Bactivec, feito à base de bagaço de cana, foi fornecido pela secretaria estadual de Saúde para teste e agora será ampliado.

O supervisor geral, Rogério Rodrigues, ressalta que a principal vantagem do Bactivec é ser um produto biológico, não agredindo homens, animais e plantas - ao contrário do fumacê. Outro ponto positivo do biolarvicida cubano, acrescenta Rogério, é seu rápido poder de ação. "Ele apresenta alta mortalidade”, disse.

Rogério disse ainda que nestes novos bairros haverá um total de quatro mil visitas inspecionadas pelos agentes em conjunto com os moradores, para testar a eficácia do produto. Os novos bairros contemplados serão, Jardim Carioca, Fazenda Piracema, Novo Eldorado, Ajuda de Cima, Ajuda de Baixo, Nova Malvinas e Malvinas.

A gerente lembra que a Semusa vem fazendo um trabalho permanente de conscientização e orientação da população, em parceria com outros programas. Atualmente a Secretaria vem utilizando também no combate as larvar os o BTI, para plantas e WDG para água potável.

Em janeiro de 2004 a Secretaria de Saúde notificou três casos de dengue. Deste total, nenhum foi confirmado. Este ano foram três notificações e uma confirmação no mesmo período.