Saúde: ano de bons resultados para Macaé

23/12/2011 09:33:28 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Cidade teve redução dos índices de mortalidade infantil e de casos de dengue

Com ações voltadas para prevenção e investimentos na melhoria dos serviços, a Secretaria de Saúde de Macaé vem obtendo bons resultados em seus indicadores que refletem na melhoria da qualidade de vida da população. A redução dos índices de mortalidade infantil e do número de casos de dengue na cidade são destaque no cenário nacional, assim como a oferta de novos serviços em 2011.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, ressalta que os resultados se devem ao trabalho desenvolvido na atenção primária nas unidades básicas de saúde, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família e em alguns programas específicos.

Matéria publicada na Revista Veja de novembro aponta Macaé como uma das quatro cidades do país com o menor índice de mortalidade infantil, com apenas oito mortes para cada mil nascidos vivos.

- Este resultado é fruto de um trabalho de rede que vem ao encontro das necessidades das gestantes e das crianças como o aumento da oferta de consultas de pré-natal, exames, leitos de UTI neo-natal e infantil e de programas coordenados pela área Técnica de Nutrição e Alimentação como de Suporte Nutricional para gestantes com risco nutricional, do Leite e o de Fórmula Infantil, destinado aos bebês prematuros, gêmeos ou que por algum motivo a mãe não possa amamentar -, frisou .

Outro ponto que merece destaque é a redução de 60% no número de casos de dengue no município, no período de janeiro a setembro de 2011. Macaé é uma das poucas cidades no Estado do Rio de Janeiro que teve diminuição de casos oficiais da doença. Em 2010, foram 1575 casos confirmados no município. Já em 2011, foram 569 casos, representando uma queda de 61,4%. Apesar de satisfatórios, os números anunciados não deixam o município fora de alerta, visto que o estado do Rio está em iminência de epidemia da doença e, muitos municípios vêm mantendo os índices elevados.

O trabalho de campo e de conscientização da população, além do uso da homeopatia são algumas das ações realizadas pela Secretaria de Saúde no combate a dengue. A ação esperada do medicamento é a redução da febre e dores pelo corpo nos pacientes que já contraíram a doença. Quem não pegou dengue também pode tomar o remédio para que a manifestação do vírus não seja tão intensa em caso de contaminação. O medicamento pode ser utilizado por pessoas de todas as idades, inclusive gestantes.

Cirurgias - O Hospital Municipal da Serra ampliou seus serviços e colocou em funcionamento este ano o centro cirúrgico. Estão sendo realizadas cirurgias geral, obstetrícia e urológica de média complexidade. O Centro Cirúrgico conta com duas salas e foram reservados oito leitos para os pacientes das cirurgias.

A proposta é de que a unidade hospitalar se transforme numa unidade referência para cirurgias eletivas. O Hospital Municipal da Serra realiza uma média de 3.500 atendimentos por mês. A unidade conta com as especialidades de urologia, ginecologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cardiologia, clinica geral, pediatria, fisioterapia e fonoaudiologia. A unidade também oferece os serviços de mamografia, ultrassom, endoscopia, densitometria óssea e laboratório de análises clínicas.

HPM - O Hospital Público Municipal vem cada vez mais investindo na melhoria do atendimento a população, trabalhando de forma sistemática no aperfeiçoamento e valorização de seus profissionais. Dentro deste propósito a direção da instituição fez a entrega de novos alojamentos, realizou diversos cursos de aperfeiçoamento, e iniciou a elaboração do novo plano de cargos e salários dos funcionais.

A instituição participou pelo segundo ano do mutirão de cirurgias pediátricas, idealizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica. O trabalho da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos (CIHDOTT) também vem intensificando suas ações, recentemente foi realizada mais uma captação.

Novos investimentos também foram feitos para a aquisição de equipamentos, o hospital já conta com novo sistema de geração de ar comprimido medicinal. O hospital é o primeiro da região a contar com este tipo de equipamento. Este novo equipamento além de mais potente, traz benefícios para a saúde dos pacientes e preserva os demais equipamentos acoplados.

Para o próximo ano, a proposta é a modernização do sistema de informação com prontuário eletrônico, implantação do plano de cargos, carreira e vencimentos, capacitação dos funcionários e parceria com Secretaria de Obras para início da reforma e ampliação do HPM e construção do anexo administrativo da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, elevando a capacidade de atendimento, além da renovação dos equipamentos hospitalares e aparelhos médicos.

O secretário de Saúde acrescenta que a rede municipal ganhará novos reforços na sua estrutura como a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Lagomar. A unidade tem uma aérea construída de mil metros quadrados e terá a capacidade de realizar de 200 a 300 atendimento/dia.

Além da UPA, os moradores do bairro Lagomar vão ganhar uma unidade da Clínica de Família que abrigará as equipes da Estratégia de Saúde de Família (ESF), acrescido de outras especialidades médicas.

O município também ganhará uma Central de Regulação de Ambulâncias com o objetivo dar mais agilidade e qualidade aos atendimentos de urgência além de ampliar o acesso da população à saúde. A central contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros e motoristas.

A Central de Regulação de Ambulâncias funcionará no setor de transportes da Secretaria de Saúde, localizado no bairro Imbetiba. Macaé possui uma rede de saúde bem estruturada com programas essenciais para a melhoria da qualidade de vida da população.

Considerado referência na área de saúde bucal no município, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) possui atendimento de urgência 24 horas, com acompanhamento de especialistas. São realizados aproximadamente dois mil atendimentos por mês no CEO. Já o atendimento de especialidades com hora marcada chega a 800 por mês. Além do CEO, há funcionamento 24h no Pronto Socorro do parque Aeroporto e na Unidade de Glicério.

A unidade conta com especialistas na área de cirurgia bucomaxilo - que fazem os serviços de extração de siso, dente incluso, cirurgia oral menor, periodontia (tratamento de gengiva), endodontia (tratamento de canal), odontopediatria e clínica geral. Para consulta com os especialistas, o usuário tem que ter encaminhamento do clínico. O agendamento já feito através da central de marcação 2762-0539 que funciona no CEO. O Centro de Especialidades Odontológicas fica localizada na rua Antero Perlingeiro, no Centro.

O Programa de Atendimento Domiciliar Terapêutico (PADT) atende pacientes acamados ou restritos ao domicílio, com objetivo de melhorar a vida das pessoas que necessitam de atenção primária. O atendimento é feito nas localidades onde não há equipe da Estratégia de Saíde da Família (ESF). Dados do programa apontam uma queda de 90% nos casos de reinternações, além da redução dos riscos de infecção hospitalar.

A equipe multidisciplinar é composta por médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, assistente social, psicóloga, enfermeiro e técnico de enfermagem.