Saúde Bucal de Macaé promove Amigo Sorridente

21/06/2010 12:10:16 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Divulgação

Campanha de prevenção vai até quarta-feira (23)

“O importante é a prevenção e não ir ao dentista só na hora que o dente estiver doendo”, quem informa é a supervisora da Saúde Bucal, do Programa Saúde da Família (PSF) de Macaé, Maria da Graça Costa. A partir da manhã desta segunda-feira (21), até quarta-feira (23), as equipes da Saúde Bucal estarão promovendo a 1ª campanha “Amigo Sorridente”, em 12 unidades de Saúde do município.

A ideia do evento é prevenir contra doenças, informar e formar multiplicadores, além de investir no aprimoramento dos grupos de idosos e adultos, crianças e gestantes, considerados fundamentais, tanto para o tratamento como na prevenção das doenças bucais. São quatro dentistas em cada PSF para a campanha, como informa o coordenador de Saúde Bucal de Macaé, Welber Porto:

- Com os grupos, chegamos a um maior número de usuários para a prevenção. Se a pessoa sabe como escovar o dente corretamente e aprende a se prevenir contra as cáries, como a cárie acontece, a importância da amamentação, os problemas diminuirão significativamente.

O coordenador ainda ressalta a importância dos cuidados na gravidez, momento em que deve ser a primeira consulta do bebê, ainda dentro da barriga da mãe. A dentista Maria da Graça Costa acrescenta:

- Hoje, cada vez mais trabalhamos com a prevenção e com os multiplicadores, que são pessoas que vêm ao posto de saúde e são orientadas. Elas saem daqui com informações suficientes para passar para a família e vizinhos. Assim conseguimos prevenir cáries e doenças perioodontais (perda da sustentação dos dentes). Informações de prevenção são valiosas para o cuidado da boca e dos dentes, explica.

Outro supervisor do Programa de Saúde Bucal, Alexandre Seady, lembra que as pessoas devem se encaminhar sempre em primeiro para os PSF para tratar dos problemas de saúde bucal; após se constatar gravidade, o usuário aí é encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológica (CEO) do município, que atende 24 horas.

Nas 12 unidades de Saúde de Macaé, que contam com equipes de Saúde Bucal (um dentista e um atendente de Consultório dentário - ACD), os profissionais promovem visitas domiciliares nas comunidades e também os grupos de gestante, idoso e crianças com o intuito de prevenção: “Queremos fazer os grupos crescerem, assim contribuir para transformar esta realidade. Em geral, quando temos problemas odontológicos, corremos logo para o especialista. Só neste momento é que vamos ao dentista. Mas o que queremos é que a pessoa chegue ao PSF antes do problema instalado”, acredita Welber Porto.

As equipes de Saúde Bucal do município convidam as comunidades para participarem do 1º “Amigo Sorridente”, nas 12 unidades de saúde do Programa Saúde da Família, mais próxima de sua residência.

Confira a programação:

21/06 segunda-feira
9h às 12h-PSF bairro Cajueiros
14h às 17h-PSF bairro Lagomar

22/06 terça-feira
9h às 12h – PSF bairros Aterrado do Imburo, Malvinas B, Barra de Macaé e Brasília
14h às 17h – PSF bairro Malvinas A/C

23/06 quarta-feira
9h às 12h – PSF bairros Aroeira, Morro de São Jorge, Nova Holanda e Nova Esperança
14h às 17h – PSF bairros Virgem Santa e Botafogo

PSF com equipe de Saúde Bucal

PSF CAJUEIROS
PSF MORRO DE SÃO JORGE
PSF MALVINAS B
PSF MALVINAS A/C
PSF BOTAFOGO
PSF VIRGEM SANTA
PSF ATERRO DO IMBURO
PSF NOVA ESPERANÇA
PSF NOVA HOLANDA
PSF BARRA DE MACAÉ
PSF BRASÍLIA
PSF LAGOMAR