Saúde começa Semana Mundial de Aleitamento Materno

31/07/2009 11:38:27 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

"Aleitamento materno: uma resposta vital nas emergências. Você está preparado?", é o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno que acontece de primeiro a sete de agosto em todo país. A prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde e da Coordenação geral de Saúde Coletiva, visa sensibilizar gestantes e mães, despertando a importância da amamentação para a criança. O evento tem objetivo de conscientizar a população sobre a importância da amamentação.

Cerca de 30 profissionais da área de saúde como técnicos de enfermagem, agentes comunitários e enfermeiros têm a missão de orientar a população e discutir sobre a preparação da mama para amamentação, a alimentação da mãe durante e amamentação. As atividades serão nos postos de saúde da rede municipal, nos núcleos da Mulher e da Criança (Nuamcs), e no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

- O leite materno é o melhor alimento para o bebê, desde o nascimento. Ele supre todas as necessidades nutritivas da criança durante os primeiros seis meses de vida. Está na temperatura adequada, é de fácil digestão, não provoca alergia e pode ser transportado para qualquer lugar, dize a coordenadora geral de Saúde Coletiva, Laila Nunes. “Os bebês que se alimentam no peito têm cinco vezes menos chance de serem hospitalizados por doenças”, declara.

Segundo o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, a campanha visa estimular o aleitamento materno nas situações de emergência e calamidades, como enchentes, secas e outras catástrofes naturais. “A meta é ter uma participação maior e apoio dos profissionais de saúde, familiares e rede social, governo e sociedade civil organizada junto à mulher e seu filho nessas situações, em que o risco de interrupção da amamentação aumenta e a situação precária durante as catástrofes favorece o aparecimento de doenças infecciosas, entre outros”, enfatiza o secretário.

A Semana do Aleitamento Materno será realizada, das 9h às 17h, nos Nuamcs da Aroeira e da Barra de Macaé; Programa Saúde Família (PSF) de Virgem Santa, Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), Programa Saúde da Família (PSF) do Morro de São Jorge, e Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.


A Campanha

A Semana Mundial da Amamentação (SMAM), idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, é comemorada desde 1992 em mais de 150 países com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. No Brasil, a SMAM é coordenada pelo Ministério da Saúde que realiza as atividades sempre na primeira semana de agosto, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria.