Saúde continua com ações de combate à dengue em Macaé

13/10/2008 15:04:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com ações pautadas na prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue a prefeitura de Macaé vem obtendo bons resultados no número de incidência de casos da doença. Segundo dados da secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, o município teve o maior percentual de queda da incidência de dengue no estado. Os dados referentes ao primeiro trimestre de 2008 comparados com o mesmo período de 2007, mostram uma queda de 93%.

O secretário de Saúde Luiz da Penha, lembra que todo este trabalho teve a colaboração da população, que entendeu a importância de sua participação no combate ao mosquito através da eliminação dos criadouros e durante as campanhas de homeopatia contra dengue.

Ele lembra que o município está realizando até o final deste mês, a IV Campanha de Homeopatia contra a Dengue. O medicamento está disponível em todas as unidades de saúde. Uma parceria com a secretaria Municipal de Educação está facilitando o acesso da população ao medicamento. Diversas equipes de enfermagem também estarão percorrendo as escolas da rede municipal, o aluno recebe o medicamento mediante apresentação de autorização dos pais ou responsável.

O secretário ressalta que a homeopatia é utilizada como mais uma ferramenta, que busca conter e minimizar a evolução dos agravos da dengue. “As ações permanentes de controle do vetor realizado pelos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses, baseados na identificação, eliminação de criadouros e ações educativas fazem parte do processo de redução na incidência de casos da doença no município”, falou.

Luiz acrescentou que o Ministério da Saúde já alertou para a possibilidade de uma epidemia de dengue no país no próximo verão. “Solicitamos novamente a colaboração de toda sociedade, pois só com a eliminação dos criadouros é possível manter os índices controlados da doença”, alerta.

Ações - O CCZ vem realizando o combate ao mosquito Aedes aegypti, com visitas domiciliares e o trabalho perifocal, nos terrenos baldios, valões, valas e bueiros. O centro também possui uma equipe que atua em pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, empresas de ônibus e cemitérios, além de realizar ações de conscientização e orientação da população. Atualmente existem 350 pontos estratégicos.

A população pode contar ainda com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à Dengue. O atendimento está sendo realizado de segunda a sexta das 8h às 17h.