Saúde: curso pré-hospitalar já capacitou mais de 150 profissionais em Macaé

23/03/2010 09:09:30 - Jornalista: Monica Torres

A Secretaria de Saúde (Semusa), por meio da Coordenação de Enfermagem, em parceria com o Hospital Público de Macaé (HPM), está promovendo o curso de Treinamento em Atendimento Pré-Hospitalar. Duas turmas já foram capacitadas nos dias 10 e 16 de março e, nesta terça-feira (23), de 8h às 17h, no auditório do Centro de Estudos do HPM, acontece a última capacitação do mês. O treinamento, teórico e prático, ministrado por profissionais de saúde com experiência em resgate, já capacitou mais de 150 profissionais no município.

O curso, destinado aos profissionais de saúde, estudantes e público em geral, é aplicado nos moldes do famoso Suporte Básico de Vida – BLS (Basic Life Support), com técnicas atualizadas, repassadas de forma simples e de fácil compreensão: “Ele é especialmente formatado para atender aos profissionais da saúde e relacionados, sendo enfatizada a necessidade de se estar preparado para atender vítimas de acidentes e males súbitos, dentro de protocolos de intervenção atualizados, garantindo a qualidade técnica do procedimento empregado”, informa o coordenador municipal de Enfermagem, Ivanildo Drumond.

O Objetivo é proporcionar à vítima os primeiros atendimentos, desde o momento em que ocorre a emergência, até a chegada do resgate, decorrendo um tempo crucial. Mas o projeto da Secretaria de Saúde surgiu no intuito de oferecer suporte técnico e teórico aos profissionais de saúde que trabalham na serra macaense.

Como explica um dos professores do curso, o enfermeiro Luiz Carlos, com experiência em Emergência e Corpo de Bombeiro, “tais profissionais passam pelas situações de atendimento mais inóspitas, em vias publicas e até mesmo em cachoeiras e trilhas. O atendimento nestas circunstancias às vezes é necessário, pois se tratam de regiões afastadas dos destacamentos do Corpo de Bombeiros”. Luiz Carlos ainda enfatiza que, por muitas vezes, também, tais equipes prestam os primeiros atendimentos antes da chegada dos bombeiros.

Já o outro professor do curso, o enfermeiro Luciano Fernandes, também com experiência em Emergência e Corpo de Bombeiro, informa que a procura é grande, pois o curso se encontra estendido para estudantes, outros profissionais e demais interessados. Assim, será feito mais um ciclo no mês de abril. “Os interessados deverão se inscrever o mais rápido possível, pois as vagas são limitadas e preenchidas rapidamente”, esclarece o enfermeiro.

O coordenador de Enfermagem, Ivanildo Drumond, lembra que o objetivo é capacitar os profissionais e a população para saber os procedimentos corretos em casos de emergência em vias públicas até a chegada da equipe especializada.

As inscrições podem ser feitas na Coordenação de Enfermagem, através do telefone (22) 2762-1249. Serão mais três turmas e as vagas são limitadas.