Saúde discute segurança

06/07/2009 16:43:42 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Robson Maia

Reunião aconteceu nesta segunda

Em reunião nesta segunda-feira (6), com todos coordenadores de saúde, o secretário de Saúde de Macaé, Eduardo Cardoso, recebeu o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Alexandre Fontenelle, e o coordenador do gabinete de Gestão Integrada Municipal, o tenente coronel Edimilson Jório.

Segundo o secretário, a solicitação da presença do comandante da PM foi devido aos últimos acontecimentos em algumas unidades de saúde, como incêndio e furto no Centro de Atenção Psicossocial (Caps Betinho), em junho, e os frequentes assaltos próximo ao setor de transportes da Semusa, que fica no bairro Imbetiba.

- Assim como em nossas ações na rede municipal de saúde trabalhamos com a prevenção, estamos solicitando ao coronel Fontenelle uma atenção especial durante as rondas, para coibir outras situações como as ocorridas, disse.

Durante a reunião, o comandante se comprometeu intensificar as rondas próximas às unidades de saúde. Ele ressaltou que há uma equipe próxima ao pronto socorro do bairro Aeroporto, que faz regularmente a ronda e pela proximidade pode ser acionada em qualquer eventualidade. “É importante que a sociedade se mobilize e também contribua informado à polícia sobre qualquer situação suspeita”, frisou.

Na oportunidade, o coordenador do gabinete de Gestão Integrada explicou para a equipe da secretaria de Saúde, a função da pasta, que justamente faz a ligação entre os órgãos públicos de segurança com os diversos setores da prefeitura. “Nosso objetivo é tranqüilizar os profissionais da rede de saúde”, disse, acrescentando que o encontro com todos os coordenadores foi importante para traçar algumas ações de prevenção.

Todos os coordenadores puderam expor os fatos ocorridos, onde o comandante Fontenelle fez as anotações necessárias para definir o diagnóstico das ações de violência.