Saúde em ações conjuntas contra a dengue nesta sexta-feira

03/03/2011 15:41:12 - Jornalista: Monica Torres

“A dengue é um problema de toda a população e se cada um fizer a sua parte, conseguiremos erradicar este mal, que pode matar”. A partir desta preocupação, que tem sido constante para a Secretaria de Saúde do município, nesta sexta-feira (4), por todo o dia, o Programa de Homeopatia e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão em uma ação conjunta na Rodoviária de Macaé, no centro da cidade.

E, a partir, das 18h, no Estádio Cláudio Moacir (Moacirzão), onde ocorrerá a primeira rodada do Campeonato Carioca, entre Macaé e Vasco da Gama, estarão presentes novamente o CCZ e o Programa de Homeopatia, ministrando as gotas contra a dengue e distribuindo material informativo. Na ocasião, haverá uma conversa com a população sobre sintomas, causas e como evitar a dengue.

Para as ações integradas, estarão presentes, em média, dez profissionais entre técnicos de enfermagem, agentes de endemias do CCZ e agentes comunitários de Saúde, do Programa de Saúde da Família (PSF). O supervisor do CCZ, Flávio Paschoal, lembra às pessoas que forem viajar para não se esquecerem de verificar a tampa da caixa d’água, água empossada nas lajes, limpar os jardins e, não se esquecer de tampar as piscinas, caso não for usá-las.

Dengue - A única maneira de controlar a dengue é não deixar o mosquito aedes aegypti nascer. Para isso, é preciso acabar com os criadouros (lugar onde ele nasce e se desenvolve), nunca deixando água parada em qualquer tipo de recipiente, como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas, xaxim, bacias e copinhos descartáveis.

As caixas d’água, cisternas, tambores, poços e outros depósitos de água, devem permanecer fechados. Outra dica é lavar bem os pratos de vasos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente os ovos dos mosquitos.

Limpe as calhas e as lajes das casas, lave os bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha e troque a água uma vez por semana. Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafa, lata e tudo o que acumula água. E mantenha sempre o lixo fechado.

Qualquer sintoma da doença deve-se imediatamente procurar uma unidade de saúde. As unidades de saúde também estão oferecendo o complexo homeopático contra a dengue. O medicamento, que é indicado para pessoas de todas as idades, inclusive para gestantes, busca atenuar o quadro febril agudo, as dores no corpo e diminuir os riscos das complicações hemorrágicas.

Os sintomas da doença são: dor de cabeça e nos olhos, febre alta, dor nos músculos e nas juntas, manchas vermelhas por todo corpo, falta de apetite e fraqueza. A única forma de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os criadouros.