Saúde implanta Central de Regulação de Ambulâncias 192

12/01/2012 14:52:06 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Kaná Manhães

Os recursos são do Fundo Municipal de Saúde e chegam ao montante de R$ 900 mil.

A partir de fevereiro Macaé passa a contar com uma central de regulação de ambulâncias, que poderá ser acessada pelo número telefônico 192. O serviço contará com três ambulâncias UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo) e uma simples.

Ao todo farão parte da equipe 28 motoristas socorristas, o mesmo número de técnicos de enfermagem e enfermeiros, além de um médico que ficará na central de regulação. Os recursos são do Fundo Municipal de Saúde e chegam ao montante de R$ 900 mil.

Mais uma ambulância UTI será disponibilizada para atender a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Barra de Macaé, porém os recursos para a compra vieram do governo estadual. Todos os carros ficarão na Central de Regulação e podem ser solicitados pelo 192.

O serviço começará a funcionar no município antes do Carnaval e terá sede no prédio do antigo posto pediátrico na Imbetiba (Rua Luiz Belegard), ao lado de onde está em fase final de construção o Pronto Socorro Municipal.

Como explica o gerente dos serviços de emergência, Ricardo Goulart, da Secretaria de Saúde do município, o serviço poderá ser solicitado para transportar usuários de casa para unidades de saúde, bem com transferir pessoas de uma unidade para outra.

- Promoveremos o socorro domiciliar e a transferência intra hospitalar. Esta ordenação melhorará, por exemplo, a utilização do HPM (Hospital Público Municipal), onde só serão levados os casos estritamente necessários para serem atendidos lá. O serviço é totalmente oferecido com recursos do município; é uma grande vitória da população macaense.

Goulart ainda ressalta que o trabalho do município que difere do Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pois não oferece socorro nas vias públicas, mas sim o transporte e atendimento nas residências e de serviço de saúde para outro serviço de Saúde.

- Com relação ao Samu, que é um serviço oferecido pelo Ministério da Saúde, estamos participando das reuniões do Comitê Gestor de Urgência e Emergência do Norte Fluminense que está discutindo a implementação de um Samu regional. Mas nada está decidido ainda - ressalta.

A Central de Regulação de Ambulâncias 192 faz parte do projeto do governo municipal, através da Secretaria de Saúde, que visa à redistribuição de toda a rede de serviços de transporte da Saúde. Esta reorganização contribuirá para cada caso específico ser encaminhado para o serviço referente.

O gerente Ricardo Goulart também esclarece que mais 13 ambulâncias entrarão em processo licitatório para compor a frota municipal e que a única ambulância fornecida para o município veio do governo estadual e atende a UPA da Barra.