Saúde: Macaé entra em campanha contra hepatite B e C

19/05/2009 15:07:22 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Kaná Manhães

Campanha foi realizada no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas

“Sou o número 12? Uma em cada 12 pessoas no mundo está infectada e não sabe”. Esse é o tema da campanha contra a Hepatite B e C, realizada nesta terça-feira (19), pela Coordenação do Programa DST/Aids da secretaria Especial de Saúde. A campanha foi realizada no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas.

Somente pela manhã, as equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Programa DST/AIDS, atenderam aproximadamente 200 pessoas. Profissionais orientavam os usuários com panfletos, preservativos, além da realização de teste rápido para hepatite C e sorologia para hepatite B.

O médico do Programa DST/AIDS, Edilberto Pelegrine, comenta que milhões de brasileiros são portadores do vírus das hepatites B ou C, que na maioria dos casos a infecção passa despercebida, sem sinais ou sintomas.

- Em 2007 e 2008 foram notificados 56 casos de hepatite B ou C. É muito importante que a pessoa realize o teste de detecção. A hepatite B é um tipo de “doença silenciosa”, ou seja, não apresenta sintomas em 90% dos casos. Entre 5% e 10% das pessoas atingidas apresentam comprometimento do fígado, que pode evoluir para cirrose e câncer hepático. A moléstia é transmitida por relação sexual sem preservativo, transfusão sanguínea e utilização da mesma seringa por vários usuários de drogas. É comum também a transmissão vertical: mãe grávida transmite o vírus ao recém-nascido durante o parto e a amamentação. Hoje, a criança recém-nascidas já são vacinadas contra hepatite B, ressaltou.

A dona de casa Marta Chaves, estava passando pelo local e recebeu orientações sobre a doença, resolveu fazer o teste rápido para hepatite. “Ano passado eu era portadora da hepatite A, fiz prevenções e estou curada. Esta orientação que estamos recebendo hoje é muito importante, realmente muitos têm essas doenças e não sabem” disse.

A coordenadora do Programa DST/AIDS, Vera Andrade, lembra que os resultados da hepatite B são entregues na hora do exame e os resultados da hepatite C serão entregues em até 20 dias pela equipe do CTA. Os casos confirmados serão encaminhados para tratamento.

-Nosso objetivo é alertar a população sobre o problema, pois a maioria das pessoas só descobre que contraiu o vírus quando a doença atinge um estágio avançado e surgem os primeiros sintomas, o que pode acontecer décadas após a infecção, alerta.

Ao todo são cinco tipos de hepatite: A, B, C, D e E. A transmissão da B e C é feita por meio de relações sexuais sem proteção. As restantes são transmitidas por meio do uso de objetos perfuro-cortantes (como agulhas e seringas), amamentação feita pela mãe contaminada, transfusão de sangue e contato com alimentos contaminados, como frutas e verduras mal lavadas ou mal cozidas.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Programa DST/AIDS, percorrerá em vários locais e bairros, incluindo a região serrana de Macaé. Amanhã as equipes do CTA vai estar presente no III Simpósio Municipal de Enfermagem realizando teste rápido para hepatite.

O Centro faz parte do Programa DST/ Aids da prefeitura de Macaé. Lá é possível realizar exames que detectam não só as hepatites B e C, mas também anti-HIV e sífilis. O CTA fica na Rua Velho Campos, n. 354. O telefone para informações é 2765-4459.