Saúde promove mutirão contra a dengue no Planalto da Ajuda

10/02/2009 14:57:31 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Luiz Bispo

Ações visam orientar a população, identificar focos, tratamento e coleta de larvas do mosquito da dengue

A Secretaria de Saúde de Macaé intensifica ações para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Nesta quinta-feira (12) a partir das 8h, será realizado um mutirão no bairro Planalto da Ajuda.

De acordo com a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes o mutirão de combate à dengue terá participação de agentes do Programa Saúde da Família (PSF), além dos agentes de endemias e a equipe de Educação em Saúde. “Esperamos contar com o apoio de todos que residem na comunidade, porque não podemos perder a batalha para essa doença”, adverte.

Além das visitas domiciliares para identificação e eliminação dos focos do mosquito, coleta de material para análise e aplicação de biolarvicida, haverá exibição de vídeos educativos sobre a doença, esquete teatral, palestra, distribuição e colocação de capas para caixas d’água e aplicação do medicamento homeopático na população.

Laila lembra que o medicamento homeopático está sendo utilizado como auxiliar na amenização da febre, das dores no corpo e na diminuição dos riscos das complicações da dengue.

Ela ressalta que o trabalho de combate não está resumido apenas em colocar larvicidas em reservatórios. “É uma ação continuada de conscientização, orientação e de educação junto à comunidade”, disse ao lembrar que o prefeito de Macaé, Riverton Mussi já vem convocando a população para participar das atividades de combate à dengue junto com o poder público. “Esse trabalho só terá resultado com o apoio de todos”, reforçou.

Segundo o diretor técnico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rogério Lemos no bairro do Planalto da Ajuda, os tambores e recipientes d’água, localizados no nível do solo, são os depósitos onde se encontra maior parte das larvas do Aedes aegypti.

Ele acrescenta que a prevenção e o controle da dengue é um trabalho contínuo, feito o ano inteiro, pelo CCZ, sendo que neste período é o momento de intensificar todas as ações. “As ações de prevenção da proliferação do mosquito não podem parar.“Não podemos baixar a guarda”, frisou.